5.3 Avaliação

Conhecimentos e competências

Ao construir, explorar ou brincar com autómatos, as crianças adquirem uma variedade de competências de conhecimento. Aqui estão alguns exemplos

CONHECIMENTO

As crianças aprendem sobre as propriedades e características dos objetos e fenómenos observando e analisando os autómatos e o seu movimento, comparando os autómatos e as suas partes por determinadas características, classificando os objetos por determinadas características, e formulando hipóteses e resumindo conclusões.

CAPACIDADES DE ORGANIZAÇÃO

As crianças aprendem a planear o trabalho individual e de grupo, a distribuir tarefas no grupo em todas as fases da atividade conjunta, a coordenar ações nas diferentes fases do trabalho de grupo, e a considerar a distribuição de papéis e a relação entre eles na apresentação final dos resultados do trabalho.

COMPETÊNCIAS PRÁTICAS

As crianças aprendem a realizar medições, a trabalhar com várias ferramentas, a conceber as peças individuais do autómato e a montar as peças móveis.

HABILIDADES SOCIAIS

As crianças aprendem a ouvir a opinião de outra pessoa, expressam a sua própria opinião, articulam argumentos para as suas ideias, discutem ativamente diferentes oportunidades, assistem-se mutuamente no grupo, procuram ajuda de outros, e colaboram.

COMPETÊNCIAS METODOLÓGICAS

As crianças aprendem a procurar informação relevante sobre um determinado tópico, formular perguntas e realizar entrevistas, resolver problemas, organizar a informação recolhida de forma adequada, combinar adequadamente informação textual e visual na modelação dos resultados do trabalho educativo, realizar um desenho original e esteticamente sólido dos autómatos, apresentar os resultados do trabalho aos outros participantes no projeto, e observar diferentes critérios.

Competências-chave

As atividades AutoSTEM têm como objetivo desenvolver as competências-chave das crianças. Pode avaliar essas competências com o seguinte modelo.

Download the template for the assessment of children’s key competencies
Critérios e indicadores para a avaliação das competências-chave das crianças