Para cada objetivo, crie múltiplas atividades de aprendizagem
Uma vez definidos objetivos de aprendizagem, crie atividades que considera poderão ajudar a atingir esses objetivos. Para cada objetivo, inclua atividades diversificadas, de maneira a que cada criança possa encontrar a abordagem que lhe seja mais adequada. Faça com que as atividades sejam o mais envolvente e estimulante possível. Hoje em dia, é preciso realmente atrair e manter a atenção das crianças.
O projeto AutoSTEM propõe várias oportunidades para desenvolver a motivação para STEM, pensamento criativo, resolução de problemas, capacidade de compreensão e consciência cultural, bem como valores transversais como reciclagem.
Pode descarregar aqui um modelo para um plano de aula.
Uma ferramenta essencial que ajuda as crianças a lidar com os desafios de amanhã é a capacidade de pensar. Para alcançar os objetivos curriculares, as crianças precisam de conhecer aspetos diversificados da vida, compreenderem-se a si próprias e ao seu mundo. As ligações intercurriculares têm, nas crianças, um efeito integrador, ajudando-as a compreender o mundo e a adquirir competências para a vida. Uma das tendências pedagógicas atuais é a criação de situações de aprendizagem em que as crianças estão envolvidas na discussão e na resolução de problemas da vida real. Na formação, a integridade está intimamente relacionada com uma das competências críticas: iniciativa e empreendedorismo.
Empreendedorismo refere-se à capacidade de um indivíduo de transformar ideias em ação e inclui criatividade, inovação, assunção de riscos, e a capacidade de planear e gerir projetos.
Recomendações
- Inclua material com que as crianças estejam familiarizadas, mas que provoque a sua curiosidade e descoberta.
- De tempos a tempos, lembre-se de considerar o conhecimento prévio das crianças. A melhor prática para recordar informações mais antigas é incluí-las na aprendizagem de algo novo que as crianças precisam de abordar.
- Acrescente variedade aos seus planos de aula habituais – diversificando o processo de aprendizagem. Ao incluir atividades AutoSTEM adicionais, o professor implementa uma lição interdisciplinar.
- Evite implementar um conjunto de aulas que utilizem sempre as mesmas técnicas.
- É desejável que desde as etapas iniciais da educação, as crianças compreendam a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade para construir a atitude certa para compreender o mundo.
As atividades incluídas no Projeto AutoSTEM podem ser consideradas pré-requisitos para o desenvolvimento de conhecimentos integrados.
Evento introdutório
Ao apresentar o projeto, pode motivar as crianças com um “evento introdutório”. Este pode promover o interesse das crianças e potenciar a formulação de questões. O evento pode ser um facto científico, um conto, uma imagem, um evento, um filme, um vídeo, uma pergunta, etc. Seja criativo na apresentação dos autómatos escolhidos!
Pergunta ou problema motivador | Opiniões e opções das crianças |
A pergunta deve ser
| Para que o projeto faça sentido para as crianças, é essencial considerar a sua opinião, opções e conhecimento prévio. Nos casos em que a escolha das crianças é limitada, podem pelo menos escolher quais os aspetos a focar dentro do tema mais geral da aula. Ou podem escolher como conceber, criar e apresentar os seus autómatos. |
Tarefa
Escolha um dos autómatos e um tópico STEM. Planifique uma aula para a sua turma sobre o tópico escolhido utilizando o autómato escolhido.
Aqui encontra exemplos de lições que realizámos com crianças de 7-11 anos na Escola 32 SU “Sv.Kliment Ohridski” em Sófia, Bulgária.
- Animais na Natureza – Crocodilo com uma turma do 2º ano
- Formas geométricas – Acrobata com uma turma do 3º ano.
- Movimento, energia e proteção ambiental – Eco-Car 1 com uma turma do 4º ano
- Natureza e aves – Jellybird com uma turma do 2º ano.
- Dança de qualidades humanas através da construção de bailarinas – Bailarina com uma turma do 3ºano
- A dança das bonecas e o corpo humano – Bailarina com uma turma do 3º ano.