5.1 Objetivos de aprendizagem

Formular objetivos de aprendizagem “dinâmicos”

Para cada aula devem ser formulados de forma clara alguns objetivos que definam o que se pretende que as crianças aprendam durante a mesma. Estabeleça objetivos que se concentrem nos interesses das crianças, que se baseiem nos seus conhecimentos prévios e que utilizem verbos comportamentais.

Os objetivos devem estar intimamente relacionados com a avaliação, o currículo e o conteúdo escolhido.

Critérios de objetivos de aprendizagem adequados

• Específicos – Os objetivos devem ser claros e bem definidos.
  • Mensuráveis – Escolha apenas objetivos que lhe permitam medir se as crianças atingiram as metas.
  • Alcançáveis– Escolha apenas objetivos que as crianças possam atingir durante a aula.
  • Realistas – Os objetivos devem ser razoáveis em relação aos conhecimentos e capacidades atuais das crianças.
  • Tempo garantido – Deve dar tempo suficiente para que os objetivos sejam atingidos.

Importa centrar a atenção em objetivos realistas. É desejável não cair na armadilha de grandes expectativas. Aumente a dificuldade gradualmente. Caso contrário, será difícil encontrar o significado da planificação.