Oficinas AutoSTEM online para professores/as e crianças
Introdução
O objetivo da oficina é preparar os/as professores/as para poderem implementar atividades AutoSTEM online e a aprendizagem à distância com crianças, mesmo crianças com poucos anos de idade. São necessárias algumas adaptações para as crianças mais novas, mas estas podem igualmente aprender e beneficiar. A oficina irá mostrar-lhe como se preparar e preparar os/as seus/suas alunos/as para que os objetivos possam ser alcançados e as crianças possam aprender.
Como já foi mencionado, o projeto AutoSTEM visa desenvolver a educação STEM de uma forma motivadora e envolvente, permitindo às crianças, de uma forma lúdica reter ideias e completar a atividade. Existem duas versões da oficina:
- Para professores/as – para os/as preparar para realizarem eles/as próprios/as os workshops com crianças. Destinam-se a professores/as em geral, a professores/as nas áreas de educação STEM, especialistas em currículos ou coordenadores/as de grupo ou departamento.
- Para crianças – utilizar a abordagem AutoSTEM para introduzir as disciplinas STEM de uma forma motivadora e agradável.
Ambas as versões são concebidas para serem executadas remotamente para o computador pessoal do/a participante. Não é necessário instalar qualquer software ou hardware especial, mas:
- Serão necessários conhecimentos sobre a utilização de Zoom ou outras aplicações de webinar
- Um microfone e altifalantes ou um auscultador
- uma webcam
É também muito útil se os/as participantes (estudantes e professores/as) tiverem acesso a câmaras fotográficas/smartphones de forma a tirar fotografias e fazer vídeos dos autómatos que construírem. Devem também ser ajudados/as ou saber como carregar as suas imagens/vídeos. Incluímos um link para WikiComo que detalha sete formas diferentes de partilhar imagens/vídeos na Internet, Há outras formas, como enviar diretamente por e-mail para ficheiros pequenos, Se surgirem problemas na partilha de ficheiros, então a Internet e o YouTube têm muita informação que pode ajudar.
Como regra geral com toda a utilização de webinars, é melhor usar um auricular, uma vez que isto reduz o feedback dos altifalantes para o microfone, é vantajoso iluminar bem a pessoa, e sentar-se numa posição de forma a que a cara e os ombros possam ser facilmente vistos. Como a oficina envolve atividade e será solicitado aos/às participantes que façam autómatos, é também desejável que haja um espaço livre em frente da pessoa onde possa decorrer a construção.
Não se esqueça de partilhar o endereço da ligação web antes da primeira oficina e da segunda, e é aconselhável partilhar também o seu e-mail para que possa comunicar de forma rápida com os/as participantes.
Este guia baseia-se em workshops online internacionais para professores/as realizados pela equipa AutoSTEM para Scientix (a plataforma da UE para a educação STEM) e no feedback e resultados desses eventos.
Objetivos de aprendizagem
O objetivo da oficina é o de promover a compreensão de como utilizar no ensino autómatos AutoSTEM. A oficina foi concebida como uma experiência “Aprender fazendo”, visando a utilização educativa de autómatos, em geral, e especificamente, para introduzir disciplinas STEM a um nível apropriado, motivador, envolvente, alegre e, mais importante, reter.
Durante a oficina, será proposta a construção de um autómato e também uma reflexão sobre como o melhorar e aumentar o seu alcance e eficácia.