5.2.2 Oficinas online para professores/as

Workshop para professores/as

  1. Preparação do seminário
  2. Preparação dos/as participantes
  3. Primeiro workshop
  4. Trabalho de casa
  5. Segundo Workshop
  6. Após o trabalho e avaliação

A descrição completa da oficina está também disponível para download aqui. O download inclui também os documentos adicionais. Estes são:

Preparação do seminário

B1 – Modelo para definir o calendário e o plano de implementação. Este workshop foi concebido para professores/as ou especialistas em currículo e outros que irão implementar  um workshop para outros educadores (professores/as, etc).

O primeiro passo é decidir que autómatos AutoSTEM pretende introduzir durante a sua oficina. Isto deve depender dos/as participantes e do que pretende que utilizem com os seus alunos e alunas. A decisão pode basear-se num tópico STEM que pretenda introduzir e a introdução no curso online ajudá-lo-á a compreender qual é o mais adequado para si. Da nossa experiência, será preferível utilizar um dos autómatos mais simples numa oficina online, especialmente se esta for a sua primeira atividade deste tipo.

Uma vez definidos os autómatos que pretende utilizar, deverá ir à página correspondente no website AutoSTEM, descarregar toda a documentação disponível e visualizar os vídeos disponíveis. Poderá também tomar nota dos endereços URL (ligação web) para documentos e vídeos, pois provavelmente irá utilizar algum desses recursos durante a oficina. Na página web AutoSTEM, estão listados todos os autómatos. 

Deve também preparar-se para o tempo de duração do seminário que deve ter lugar ao longo de cerca de três semanas.  O tempo efetivamente gasto a trabalhar nas tarefas será muito menor, claro. No Quadro 1 são detalhados os prazos. Deverá também informar os/as participantes das datas do workshop e dos horários antes do início do mesmo.

Para um workshop, o número ótimo de participantes varia entre cinco a dez, uma vez que se torna difícil gerir o feedback e a interação com mais.

Deverá preparar e estar familiarizado com a aplicação webinar que escolheu utilizar, e ter decidido e configurado um espaço ou método de partilha de ficheiros para que os participantes lhe enviem os seus vídeos, imagens e/ou/e ficheiros.


Atividade dos participantes
PreparaçãoWorkshop 1Trabalho de casaWorkshop 2Reflexão e feedback
QuandoUma semana antes do workshop 1Ao longo da semana entre o workshop 1 e 2Uma semana depois do workshop 1Cerca de 2 dias após o workshop 2
Tempo necessário1 a 1.5 horas60 a 90 minutos2 a 3 horasO tempo variará em função do número de participantes. Deverá conceder 5 minutos por participante e 15 minutos para si próprio20 a 30 minutos
Tabela 1: Linha do tempo para a oficina com professores

Preparação dos/as participantes

Uma vez preparado o/a tutor/a/professor/a, o passo seguinte é preparar os alunos/as. Isto deve ter lugar cerca de uma semana antes da data do primeiro workshop para permitir que os participantes tenham tempo para se prepararem. Pode enviar aos participantes um ‘Documento de preparação do workshop’, pode consultar aqui um exemplo. Nesta lista, encontrará as informações necessárias para fornecer aos participantes:

  1. Weblinks para documentos e vídeos, para que possam ver e ler sobre os autómatos que vão fazer
  2. Breve introdução
  3. Lista de materiais e ferramentas de que necessitarão e como os poderão obter

Weblinks – deve localizar o guião do professor a partir do website AutoSTEM, estes estão disponíveis nas 5 línguas do projeto. Estes são adequados para professores, uma vez que foram escritos para dar uma orientação completa aos professores sobre os autómatos específicos. Os vídeos dos autómatos escolhidos serão também encontrados na mesma página. Terá de copiar o endereço do link web do documento e dos vídeos.

Uma lista de materiais e ferramentas necessárias – encontrará estes detalhes nos guias do professor que já descarregou. Todos os materiais são normalmente encontrados em salas de aula primárias e de jardim de infância.

Verá no exemplo, ligado acima, como as informações e ligações importantes foram copiadas para o ‘Documento de preparação da oficina’.

É também útil oferecer aos participantes um endereço de e-mail de perguntas e respostas para responder a quaisquer perguntas que possam ter, pois isto fará com que o seu primeiro workshop decorra de forma mais suave

Primeiro workshop

O objetivo do primeiro workshop é apresentar o projeto e os workshops e definir a agenda do resto dos workshops em linha. O workshop é dividido em fases; cada fase é separada nos aspetos técnicos e na atividade.

Fase 1: Introdução

Técnico: Assegurar que todos os participantes estão ligados e têm entrada e saída visual e sonora. A webcam deve estar focada na cabeça e nos ombros do tutor, que deve estar bem iluminada (configuração padrão). É melhor usar um microfone de auscultadores e altifalantes, pois isto permitirá ao tutor mover-se um pouco e ainda transmitir boa qualidade de áudio.

Como regra, é uma boa prática para os participantes ‘silenciarem’ os seus microfones quando não falam para reduzir qualquer ruído estranho.

Atividade: O tutor deve apresentar-se e correr o que vai acontecer na oficina, É uma boa altura para perguntar aos participantes se têm algum problema na sua preparação de acordo com o ‘Documento de preparação da oficina’. Os participantes devem então identificar-se ao grupo.

Poderá ser útil ler o objetivo do projeto AutoSTEM e breves detalhes, se for o caso:

AutoSTEM é um projecto Erasmus plus de grande escala com 6 parceiros de toda a Europa. O projecto utiliza autómatos simples para introduzir os temas STEM aos jovens aprendentes, utilizando uma abordagem multidisciplinar que introduz conceitos e competências em diferentes áreas temáticas ao mesmo tempo, incluindo, medição, transferência de potência, mecânica, números, criatividade e compreensão.

Fase 2: Introdução dos materiais

Técnica: a webcam deve agora estar no palco, (montagem do palco) o palco é a área que está a ser mostrada à câmara – neste caso, a área de escritório onde estão os materiais e onde serão construídos os autómatos. É muito útil fazer um ensaio desta etapa para garantir que os espectadores possam facilmente ver o que está a fazer. Poderá testar isto com um colega que possa assistir ao seu ensaio e dar-lhe feedback. Podem surgir problemas se a câmara estiver demasiado perto do palco, ou demasiado longe. Se demasiado perto, então partes da construção podem cair fora da vista das câmaras, se demasiado longe, então os participantes podem ter problemas em ver com os detalhes necessários

Actividade:  O tutor deve então introduzir os materiais e os autómatos finais que vai fazer.  É útil segurar cada item e ferramenta para que os participantes possam garantir que conhecem os nomes de cada item.

Fase 3: Construção dos autómatos

Técnica: Continuar com a montagem da fase utilizada na Fase 2.

Actividade:  Construção dos autómatos (feedback dos participantes). O tutor constrói os autómatos e os participantes copiam e fazem os seus ao mesmo tempo. Este deve ser um processo passo a passo com o tutor assegurando que os participantes estão a seguir e a gerir a sua própria construção. Durante o processo de construção, o tutor deve também falar sobre os aspetos STEM, a matemática e a ciência, relacionados com o processo de construção. Encontrará detalhes sobre estes no guia passo a passo dos autómatos que descarregou na preparação da fase de oficina, acima.

Depois de ter feito os autómatos, é bom que os participantes os levem à vez para segurar a sua câmara, para que todos possam oferecer o seu feedback e elogiá-los, se apropriado.

Fase 4: Interagir e analisar

Técnico: O tutor pode agora voltar à configuração padrão para a webcam utilizada na Fase 1 focando a sua cabeça e ombros

Actividade:  Nesta fase, o tutor deve pedir aos participantes a sua contribuição. Pode começar por lhes dizer para experimentarem e brincarem com os seus autómatos. Eles podem testar as suas ideias e ideias.

O passo seguinte é fazer com que os participantes pensem sobre o que poderiam fazer com os seus autómatos e partilhar ideias e inspiração com outros participantes.

Deveria ser-lhes pedido que refletissem sobre as perguntas:

  1. Como é que os autómatos estão relacionados com o seu currículo?
  2. Que objetivos de aprendizagem pode alcançar com os autómatos?
  3. Quais as atividades de aprendizagem que pode realizar com os autómatos?
  4. Como estruturaria uma lição com os autómatos?

Na parte final desta fase deverá pedir aos participantes que apresentem as suas ideias. A melhor estratégia é pedir a cada participante que apresente as suas ideias. E depois de cada pessoa pode pedir aos outros a sua opinião sobre as suas ideias. Pode também pedir aos participantes que façam as suas sugestões no chat do webinar ou num quadro branco interativo digital como o Jamboard do Google.

Fase 5: Definição dos trabalhos de casa

Técnico: O tutor pode ficar com a configuração padrão. Pode também colocar uma página de apresentação adaptada (pode ser Powerpoint ou Word.doc). Incluímos aqui o texto abaixo numa apresentação de uma página.

Actividade:  Tendo as ideias e a contribuição dos participantes, está agora pronto para definir o trabalho de casa, É útil mostrar o texto abaixo aos participantes e talvez, se for possível na sua aplicação webinar enviar-lhes a página de apresentação que está ligada no parágrafo anterior.

O trabalho de casa: Os seus autómatos na sua sala de aula:

  1. Planeie uma aula de matemática ou de ciências para a sua sala de aula utilizando os seus autómatos
    (crianças a construir um autómato e/ou crianças a utilizar um autómato)
    • Decide sobre os objetivos de aprendizagem, o calendário se as crianças devem trabalhar
    • individualmente ou em grupo, …
    • Isto deve estar de acordo com a forma como normalmente trabalha na sua sala de aula. Não introduza demasiadas coisas novas de cada vez.
  2. Realize a lição planeada na sua sala de aula
  3. Refletir sobre a lição
    • Será que as crianças atingiram os objetivos de aprendizagem? Porquê/Porquê não?
    • O que correu bem? O que foi difícil de realizar?
    • As crianças gostaram da lição? Porquê/Porquê não?
    • Estão satisfeitas com os resultados? Porquê/Porquê não?
  4. Apresente as suas experiências no próximo workshop

Este é o momento em que qualquer participante que tenha problemas ou necessidades particulares em completar o trabalho de casa deve perguntar. É muitas vezes uma boa ideia pedir a todos os participantes que ofereçam soluções e ideias para ajudar a ultrapassar qualquer problema.

É uma boa ideia sugerir aos participantes que tirem fotografias e vídeos dos seus alunos e preparem respostas às 4 perguntas acima enumeradas, pois ser-lhes-á pedido que as apresentem no segundo workshop. Pode aconselhar os participantes a nomear quaisquer ficheiros que partilhem com o seu nome para que possam ser mais facilmente identificados e, mais uma vez, garantir que os participantes saibam onde e como podem partilhar ficheiros consigo.

Se não houver mais perguntas, é altura de encerrar o primeiro workshop de uma forma habitual.

Trabalho de casa

Os participantes instruem os seus alunos a completarem os trabalhos de casa como um projeto escolar ou doméstico e registam com fotos e vídeos os resultados. Os workshops com as crianças podem ser on-line ou presenciais. É importante que a permissão dos pais seja obtida se quiserem mostrar imagens dos rostos das crianças de acordo com as regras da sua instituição. Um formulário de autorização dos pais está incluído no pacote de recursos do AutoSTEM aqui.

É aconselhável partilhar o abaixo indicado com os seus participantes:

Os participantes devem permitir-se tempo para preparar os materiais para construir os autómatos e quais os objectivos de aprendizagem que pretendem atingir. Pode ser útil incluir ideias partilhadas na Oficina 1 ou experimentar as suas ideias AutoSTEM ou as suas ideias AutoSTEM.

Abaixo mostramos alguns exemplos de professores que trabalham com os seus alunos para os seus trabalhos de casa em anteriores workshops on-line..

Há alguns conselhos chave para workshops presenciais que o projecto ganhou com a experiência:

Não inclua demasiadas crianças numa sessão, geralmente quanto mais novas forem, menor deve ser o número de crianças a incluir.

Dar tempo suficiente para todo o projeto e este deve incluir 5 fases:

  1. Preparação das crianças, incluindo uma discussão com elas
  2. Fazer os autómatos
  3. Utilização dos autómatos
  4. Jogo livre, é importante lembrar que os autómatos são brinquedos, é a razão pela qual o projeto é muito motivador
  5. Reflexão sobre o que aprendemos e desfrutámos

Devem também conceder-se algum tempo para utilizar as suas câmaras e carregar os seus resultados para o espaço fornecido. Ao carregar para o espaço partilhado, deverá assumir que foi dada permissão aos pais para quaisquer imagens do que incluir crianças identificáveis.

Segundo seminário

O segundo workshop foi concebido para analisar o que os participantes alcançaram nos seus trabalhos de casa, para partilhar os seus sucessos, problemas, ideias e sugestões. Os aspetos mais interessantes que a equipa do projeto descobriu a partir da realização de workshops on-line são:
1.melhorias na conceção dos autómatos
2.Novas variedades de autómatos, algumas baseadas nos desenhos existentes e outras completamente novas.
3.Novas ideias de como os autómatos podem ser utilizados no currículo

O tutor deveria ter olhado para o espaço partilhado em linha antes do workshop e descarregado quaisquer imagens ou vídeos para partilhar com todos. Tenha o cuidado de os atribuir ao participante correto.

Fase 1: 

Técnica: Como no primeiro workshop, o tutor deve ter a webcam na cabeça e nos ombros e é aconselhável utilizar um auricular, com um microfone e altifalantes (configuração padrão). Deve também ter a certeza de que os participantes também podem ser vistos e ouvidos antes de se dirigirem ao workshop, especialmente ao fazerem os seus relatórios individuais.

Partilhar gravações: é uma boa ideia providenciar um espaço online onde os participantes possam carregar imagens, vídeos e apresentações dos seus trabalhos de casa, pois estes serão muito úteis, num projecto muito visual para que outros possam ver e compreender o que os outros fizeram. O tutor pode criar um espaço de armazenamento online. O link tem uma apresentação sobre uma série de opções de partilha de ficheiros fiáveis e populares..

Terá então de dar a ligação e acesso aos seus participantes para que estes possam carregá-la para o seu espaço reservado.

Atividade:  Participantes apresentando os seus trabalhos de casa

Esta é a fase principal deste workshop. Os participantes devem revezar-se para falar e mostrar o que realizaram nos seus trabalhos de casa. É útil se incluírem respostas ao que se segue, uma vez que estas darão contexto aos outros professores quando apresentarem:

  1. Quantas crianças?
  2. Quantos anos tinham as crianças?
  3. Quanto tempo demoraram?
  4. Qual era o tema (se é que havia um)?
  5. De quanta autonomia necessitavam?
  6. Existiam necessidades especiais?

Devem também responder às questões colocadas no texto de um trabalho de casa do workshop, repetido aqui:

  1. Os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem?
  2. O que correu bem?
  3. O que foi difícil de realizar?
  4. Os alunos gostaram da aula?
  5. Estão satisfeitos com os resultados?

Os participantes podem desejar partilhar imagens, vídeos, apresentações dos seus trabalhos de casa que tenham acrescentado ao espaço em linha partilhado. Deve estar preparado com as imagens para mostrar a partir do seu ambiente de trabalho..

Todos os participantes devem, por sua vez, levá-las a relatar

Fase 2

Técnica: Configuração padrão

Atividade: Nesta fase, os participantes devem examinar, comparar, analisar e sugerir com base nos relatórios uns dos outros na primeira fase. Estes podem ser examinados:

  1. Antecedentes
  2. Desafios e realizações
  3. Resultado global
  4. Discussão de todos
  5. Ideias adicionais

Em workshops organizados pelo projeto, os professores ofereceram numerosas melhorias e ideias curriculares adicionais que foram incluídas no projeto. Abaixo mostramos algumas ideias de professores em Itália (Figura 2) e sugestões para melhorar as possibilidades matemáticas da catapulta (Figura 3.).

Figura 2 Professores que oferecem novas ideias
Figura 3. A Catapulta AutoSTEM antes e depois das ideias dos professores

Após esta discussão é útil oferecer aos participantes a oportunidade de completar uma avaliação e reflexão sobre o workshop e a secção final, abaixo, sugere como se pode completar isto. O feedback obtido irá ajudá-lo a avaliar o workshop e a melhorar, se necessário. Deverá agora concluir o workshop da forma habitual.

Após o trabalho e avaliação

É sempre útil realizar uma reflexão sobre o nosso trabalho, e fornecemos um questionário que pode enviar aos seus participantes após o workshop para obter feedback

Encontrará o questionário aqui. O questionário deverá ser-lhe devolvido num endereço de correio eletrónico pré-fornecido ou carregado para o espaço em linha partilhado.