3 Contextualização pedagógica

Introdução

No módulo 3, apresentam-se a contextualização e os conceitos pedagógicos utilizados para desenvolver as atividades propostas no curso AutoSTEM.

Algumas questões que serão exploradas ao longo do curso:

  • O que são autómatos e como podem ser utilizados para promover a STEM e interdisciplinaridade?
  • Como se podem combinar jogo e aprendizagem para desenvolver uma pedagogia baseada no brincar?
  • Que processos de aprendizagem e interações podem ocorrer quando as crianças participam numa atividade que envolve a construção de um ‘brinquedo que mexe’?
  • Como podem os autómatos ser utilizados para promover o envolvimento e a motivação?
  • Como se podem incorporar autómatos na  sala de aula para promover competências STEM?

Estas e outras questões serão exploradas ao longo do curso. Neste módulo, encontrará informações e recursos que visam caracterizar o quadro pedagógico das atividades, oficinas e projetos AutoSTEM que pode levar a cabo com as crianças na sua sala de aula.

Objetivos de aprendizagem

Neste módulo, compreenderá conceitos e abordagens pedagógicas para utilizar autómatos como estratégia de motivação para aprendizagem STEM.

Conteúdos

O módulo Contextualização Pedagógica inclui os seguintes tópicos:

Iniciando a exploração do módulo

Inicie a exploração do módulo clicando numa das secções indicadas na imagem abaixo, tendo em conta os seus interesses e necessidades de formação.