3.1 Pedagogia lúdica e brincar guiado

Introdução

Esta secção centra-se nos processos pedagógicos utilizados no projeto AutoSTEM, em particular, a pedagogia lúdica e o brincar guiado, bem como na forma como podem ser considerados nas oficinas de construção de autómatos para crianças.

  • O que é o brincar e por que é importante?
  • Qual pode ser o papel do/a educador/a ou professor/a?
  • Como é que os autómatos podem ser utilizados para promover o brincar e a aprendizagem?

As seguintes tarefas e recursos irão guiar a sua exploração do que são a pedagogia lúdica e o brincar guiado e como podem ser implementados no âmbito do projeto AutoSTEM.

Objetivos de aprendizagem

Neste módulo, irá aprender:

  • caracterizar uma pedagogia baseada no brincar,
  • analisar o papel do brincar no desenvolvimento da criança,
  • caracterizar o brincar guiado e o papel do/a educador/a ou  professor/a,
  • compreender os diferentes papéis do/a educador/a ou  professor/a quando se utilizam autómatos em contexto educativo,
  • refletir sobre as competências que podem ser promovidas com a construção de autómatos

Brincar

O brincar tem sido considerado uma atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Pedagogos, educadores, psicólogos educacionais têm vindo a salientar a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Segundo Friedrich Fröbel (1887, p. 57), brincar é “a expressão máxima do desenvolvimento humano na infância, pois é a expressão livre do que está na alma de uma criança’ . Lev Vygotsky (1978, p. 102) também defendeu essa ideia ao afirmar, “No jogo, a criança comporta-se sempre para além da sua idade média, acima do seu comportamento habitual” ou “o jogo conduz sempre a um nível de desenvolvimento mais avançado. No mesmo sentido, Piaget (1969) e Bruner (1960) sublinham a importância da ação e da descoberta no desenvolvimento cognitivo. Bruner (1960) realça o papel das interações sistemáticas entre educador/a e criança

Atualmente, os benefícios do brincar na aprendizagem são já conhecidos, embora estes dois princípios ainda sejam frequentemente apresentados de forma dicotómica. Para responder a esta oposição, o conceito de brincar guiado emerge como um termo intermédio entre ambos os princípios. O brincar guiado diz respeito a “learning experiences that combine the child-directed nature of free play with a focus on learning outcomes and adult mentorship” (Weisberg, Hirsh-Pasek, Golinkoff, Kittredge & Klahr, 2016, p.177). IHá também evidências que o brincar guiado pode contribuir para uma melhor compreensão de  conceitos académicos relativamente à instrução direta (Han et al., 2010; Stipek et al., 1995) ou o brincar livre (Chien et al., 2010; Honomichl & Chen, 2012).

Brincar guiado

  • Como implementar o o brincar guiado em contexto educativo?
  • Qual o papel de educadores/as ou professores/as e crianças no brincar guiado?
  • Como implementar o brincar guiado no contexto da utilização de autómatos para motivar para a educação STEM?

A fim de saber mais sobre a brincar guiado e como foi implementado no contexto do projeto AutoSTEM, pode visualizar o vídeo Brincar guiado e ler o caso de estudo “Do brincar guiado à criatividade: Metamorfoses e histórias de um pássaro’.

Guided play in AutoSTEM

Caso de estudo “Do brincar guiado à criatividade: Metamorfoses e histórias de um pássaro’.

Este caso de estudo descreve uma oficina desenvolvida no âmbito do projeto AutoSTEM, que visa investigar de que forma os autómatos podem enriquecer o brincar das crianças e promover uma melhor compreensão e motivação para a educação STEM e o pensamento criativo. A oficina teve também como objetivo analisar a relação entre as indicações dados professores/as durante a atividade e a criatividade das crianças.

Este caso de estudo encontra-se publicado no International Journal of Developmental and Educational Psychology as

Bidarra, G., Vaz Rebelo, P., Thiel, O., Alferes, V., Silva, I., Barreira, C., Santos, A., Almeida, J., Machado, I., Conceiçao, A., Bartolleti, C., Ferrini, F., Josephson, J., & Kostova, N. (2020). Guided play: from instructions to creativity when constructing automata. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 221-228. doi:https://doi.org/10.17060/ijodaep.2020.n1.v2.1832

Poster about guided play
Poster about guided play presented at INFAD 2020 conference

Reflexão

Visualize os seguintes vídeos de oficinas da AutoSTEM e reflita sobre os processos de ensino e aprendizagem envolvidos, respondendo às seguintes perguntas:

  • O que fizeram as crianças?
  • O que fizeram os educadores/as ou professores/as?
  • Como descreve o papel dos educadores/as ou professores/as?
  • Durante as atividades, o que é que as crianças aprenderam no âmbito de uma educação STEM?
Aprender e brincar com o crocodilo-tesoura
Oficina AutoSTEM – Coimbra
A Mão Articulada para AutoSTEM

Saiba mais sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo Bruner

Outros projetos que implementam uma pedagogia baseada no brincar

Project Zero - Pedagogy of Play
Project Zero: Pedagogia do brincar
ICERI webinar – Learning Through Play

Quiz

Referências

Bruner, J. 1960. The Process of Education. Cambridge: Harvard University Press.

Chien, N. C., Howes, C., Burchinal, M., Pianta, R. C., Ritchie, S., Bryant, D. M., Clifford, R. M., Early, D. E. & Barbarin, O. A. (2010). Children’s classroom engagement and school readiness gains in prekindergarten. Child Development, 81(5), 1534-1549. DOI:10.1111/j.1467-8624.2010.01490.x.

Fröbel, F. W. (1887). The Education of Man. New York: Appleton.

Han, M., Moore, N., Vukelich, C., & Buell, M. (2010). Does play make a difference? Effects of play intervention on at-risk preschoolers’ vocabulary learning. American Journal of Play, 3(1), 82-105.

Honomichl, R. D. & Chen, Z. (2012). The role of guidance in children’s discovery learning. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 3(6), 615-622. doi:10.1002/wcs.1199.

Piaget, J. & Inhelder, B. 1969. The Psychology of the Child. London: Routledge & Kegan Paul. 

Stipek, D., Feiler, R., Daniels, D. & Milburn, S. (1995). Effects of different instructional approaches on young children’s achievement and motivation. Child Development, 66(1), 209-223. DOI:10.2307/1131201.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society. The Development of Higher Psychological Processes. Edited by M. Cole. Cambridge: Harvard University Press.

Weisberg, D. S., Hirsh-Pasek, K., Golinkoff, R. M., Kittredge, A. K. & Klahr, D. (2016). Guided Play: Principles and Practices. Current Directions in Psychological Science, 25(3), 177-182. DOI: 10.1177/0963721416645512.