Agora é tempo de construir os seus próprios autómatos! Nesta Sessão, ser-lhe-á pedido que trabalhe de forma autónoma. Siga os documentos de instrução publicados na página ‘AutoSTEM automata’ do Módulo 1 e os tutoriais em vídeo e procure fazer os seus autómatos de forma autónoma.
PARTE 1 – CONSTRUÇÃO
PASSO 1– Escolha um (ou mais) autómatos da lista com base na idade do grupo-alvo e nos objetivos de aprendizagem STEM para o qual os autómatos podem ser utilizados.
PARTE 2- REFLEXÃO
Reflexão sobre o valor pedagógico
Antes de passar ao Módulo 3 , que se centra nos processos pedagógicos utilizados no projeto AutoSTEM, propomos que reflita autonomamente sobre o valor de uma atividade a implementar em contexto de sala de aula tendo pro base os Autómatos que construiu.
- O que são autómatos e como podem ser utilizados para promover a educação STEM e a interdisciplinaridade?
- Como combinar brincar e aprender e desenvolver uma pedagogia baseada no brincar/lúdica?
- Que processos de aprendizagem e interações podem ocorrer quando as crianças participam numa atividade que envolve a construção de um ‘brinquedo que mexe’?
- Como utilizar os autómatos para promover o envolvimento e a motivação?
- Como introduzir automátos em contexto de sala de aula no sentido para promover competências STEM?
Sugerimos que relate brevemente a sua experiência e as suas reflexões respondendo ao seguinte QUIZ!