Sessão 2 – Construção autónoma

Agora é tempo de construir os seus próprios autómatos! Nesta Sessão, ser-lhe-á pedido que trabalhe de forma autónoma. Siga os documentos de instrução publicados na páginaAutoSTEM automata’ do Módulo 1 e os tutoriais em vídeo e procure fazer os seus autómatos de forma autónoma.

PARTE 1 – CONSTRUÇÃO

PASSO 1– Escolha um (ou mais) autómatos da lista com base na idade do grupo-alvo e nos objetivos de aprendizagem STEM para o qual os autómatos podem ser utilizados.

PARTE 2- REFLEXÃO

Building brings ideas!

Reflexão sobre o valor pedagógico

Antes de passar ao Módulo 3 , que se centra nos processos pedagógicos utilizados no projeto AutoSTEM, propomos que reflita autonomamente sobre o valor de uma atividade a implementar em contexto de sala de aula tendo pro base os Autómatos que construiu.

  • O que são autómatos e como podem ser utilizados para promover a educação STEM e a interdisciplinaridade?
  • Como combinar brincar e aprender e desenvolver uma pedagogia baseada no brincar/lúdica?
  • Que processos de aprendizagem e interações podem ocorrer quando as crianças participam numa atividade que envolve a construção de um ‘brinquedo que mexe’?
  • Como utilizar os autómatos para promover o envolvimento e a motivação?
  • Como introduzir automátos em contexto de sala de aula no sentido para promover competências STEM?

Sugerimos que relate brevemente a sua experiência e as suas reflexões respondendo ao seguinte QUIZ!

Welcome to your QUIZ ABOUT AUTONOMOUS CONSTRUCTION

How well you managed to make the chosen automata (s) ?If you made more than 1 automata, please specify
What was/were the most difficult step/s?
What is the most important pedagogic value?
If you used it, how would you judge the explicative value of the instruction document?1 = very poor 
2 = poor 
3= sufficient 
4 = good
5 = very good
If you used it, how would you judge the explicative value of the video tutorial?1 = very poor  
2=  poor 
3= sufficient
4= good
5 = very good