Introdução
No módulo 3, apresentam-se a contextualização e os conceitos pedagógicos utilizados para desenvolver as atividades propostas no curso AutoSTEM.
Algumas questões que serão exploradas ao longo do curso:
- O que são autómatos e como podem ser utilizados para promover a STEM e interdisciplinaridade?
- Como se podem combinar jogo e aprendizagem para desenvolver uma pedagogia baseada no brincar?
- Que processos de aprendizagem e interações podem ocorrer quando as crianças participam numa atividade que envolve a construção de um ‘brinquedo que mexe’?
- Como podem os autómatos ser utilizados para promover o envolvimento e a motivação?
- Como se podem incorporar autómatos na sala de aula para promover competências STEM?
Estas e outras questões serão exploradas ao longo do curso. Neste módulo, encontrará informações e recursos que visam caracterizar o quadro pedagógico das atividades, oficinas e projetos AutoSTEM que pode levar a cabo com as crianças na sua sala de aula.
Objetivos de aprendizagem
Neste módulo, compreenderá conceitos e abordagens pedagógicas para utilizar autómatos como estratégia de motivação para aprendizagem STEM.
Conteúdos
O módulo Contextualização Pedagógica inclui os seguintes tópicos:
- Pedagogia baseada brincar e brincar guiado
- Ciclo de aprendizagem experiencial
- Relatar e avaliar uma atividade ou oficina AutoSTEM
- Envolvimento, motivação e aprendizagem
- Cooperação espontânea entre crianças
Iniciando a exploração do módulo
Inicie a exploração do módulo clicando numa das secções indicadas na imagem abaixo, tendo em conta os seus interesses e necessidades de formação.