5.2 Planificação de aulas

Para cada objetivo, crie múltiplas atividades de aprendizagem

Uma vez definidos objetivos de aprendizagem, crie atividades que considera poderão ajudar a atingir esses objetivos. Para cada objetivo, inclua atividades diversificadas, de maneira a que cada criança possa encontrar a abordagem que lhe seja mais adequada. Faça com que as atividades sejam o mais envolvente e estimulante possível. Hoje em dia, é preciso realmente atrair e manter a atenção das crianças.

O projeto AutoSTEM propõe várias oportunidades para desenvolver a  motivação para STEM, pensamento criativo, resolução de problemas, capacidade de compreensão e consciência cultural, bem como valores transversais como reciclagem.

Pode descarregar aqui um modelo para um plano de aula.

Uma ferramenta essencial que ajuda as crianças a lidar com os desafios de amanhã é a capacidade de pensar. Para alcançar os objetivos curriculares, as crianças precisam de conhecer aspetos diversificados da vida, compreenderem-se a si próprias e ao seu mundo. As ligações intercurriculares têm, nas crianças, um efeito integrador, ajudando-as a compreender o mundo e a adquirir competências para a vida. Uma das tendências pedagógicas atuais é a criação de situações de aprendizagem em que as crianças estão envolvidas na discussão e na resolução de problemas da vida real. Na formação, a integridade está intimamente relacionada com uma das competências críticas: iniciativa e empreendedorismo.

Empreendedorismo refere-se à capacidade de um indivíduo de transformar ideias em ação e inclui criatividade, inovação, assunção de riscos, e a capacidade de planear e gerir projetos.

Recomendações

• Inclua material com que as crianças estejam familiarizadas, mas que provoque a sua curiosidade e descoberta.
  • De tempos a tempos, lembre-se de considerar o conhecimento prévio das crianças. A melhor prática para recordar informações mais antigas é incluí-las na aprendizagem de algo novo que as crianças precisam de abordar.
  • Acrescente variedade aos seus planos de aula habituais – diversificando o processo de aprendizagem. Ao incluir atividades AutoSTEM adicionais, o professor implementa uma lição interdisciplinar.
  • Evite implementar um conjunto de aulas que utilizem sempre as mesmas técnicas.
  • É desejável que desde as etapas iniciais da educação, as crianças compreendam a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade para construir a atitude certa para compreender o mundo.

As atividades incluídas no Projeto AutoSTEM podem ser consideradas pré-requisitos para o desenvolvimento de conhecimentos integrados.

Evento introdutório

Ao apresentar o projeto, pode motivar as crianças com um “evento introdutório”. Este pode promover o interesse das crianças e potenciar a formulação de questões. O evento pode ser um facto científico, um conto, uma imagem, um evento, um filme, um vídeo, uma pergunta, etc. Seja criativo na apresentação dos autómatos escolhidos!

Pergunta ou problema motivador
Opiniões e opções das crianças
A pergunta deve ser
  • provocatória,
  • aberta,
  • complexa
  • e relacionada com o essencial do que se pretender que as crianças aprendam
Sem uma pergunta motivadora, as crianças podem não compreender porque é que devem trabalhar no projeto
Para que o projeto faça sentido para as crianças, é essencial considerar a sua opinião, opções e conhecimento prévio.
Nos casos em que a escolha das crianças é limitada, podem pelo menos escolher quais os aspetos a focar dentro do tema mais geral da aula. Ou podem escolher como conceber, criar e apresentar os seus autómatos.

Tarefa

Escolha um dos autómatos e um tópico STEM. Planifique uma aula para a sua turma sobre o tópico escolhido utilizando o autómato escolhido.

Aqui encontra exemplos de lições que realizámos com crianças de 7-11 anos na Escola 32 SU “Sv.Kliment Ohridski” em Sófia, Bulgária.