3.3.2 Avaliando

A avaliação contínua é uma parte essencial de cada projeto. Durante todo o período do projeto, o professor perguntará: “Onde estamos?”, “Onde deveríamos estar?” e “Como podemos voltar ao bom caminho?”. (Lewis, 2000, p. 185). A avaliação permite ao professor acompanhar o progresso da aprendizagem das crianças e saber quando os objetivos de aprendizagem são alcançados (ver página 13 do guia Passo a Passo).

O modelo multinível de Donald Kirkpatrick

O modelo multinível de Donald Kirkpatrick, no qual a avaliação das atividades do AutoSTEM é inspirada, tem quatro níveis diferentes, que avaliam várias coisas através de diferentes instrumentos.

Embora este modelo tenha quatro categorias estabelecidas e haja uma forma diferente de avaliar cada uma delas, um questionário pode ser constituído por itens que estão relacionados com várias categorias. Por exemplo, no mesmo questionário, tanto a satisfação como a aprendizagem podem ser medidas.

No caso da avaliação das atividades das crianças, os instrumentos disponíveis abrangem principalmente os dois primeiros níveis, as reações e a aprendizagem. Na avaliação das formações de professores e educadores, podem ser desenvolvidos itens para avaliar os quatro níveis do modelo multinível. Além disso, uma forma importante para professores e educadores compreenderem o seu progresso é a sua própria reflexão sobre as suas práticas de ensino.

Como se trata de um modelo de avaliação da formação, é importante fazer uma utilização flexível da mesma ao avaliar as atividades das crianças. Portanto, estes quatro níveis não devem ser vistos como rígidos e apertados, mas sim como categorias que facilitam a organização dos dados recolhidos.

Reações

Nesta categoria é normalmente considerada a satisfação com a atividade. Para avaliar a satisfação, pode considerar tanto o questionário como as notas tomadas no guia de observação, como as demonstrações verbais e não verbais de satisfação que registou durante a atividade.

Aprendizagem

A aprendizagem alcançada pelas crianças pode ser avaliada através da análise dos produtos da atividade, por outras palavras, dos brinquedos construídos, comparando os resultados do pré e pós-teste e pela observação feita durante a atividade. Além disso, o questionário final pode dar-nos a perceção que as crianças têm sobre a sua própria aprendizagem.

Comportamento

Este nível está relacionado com as mudanças que podem ser notadas nas crianças após a atividade. Esta secção está também muito relacionada com a aprendizagem, uma vez que se espera que as crianças aprendam algo com a atividade, e que a aprendizagem as fará mudar os seus hábitos ou as suas aprendizagens futuras.

Uma forma de reconhecer estas mudanças pode ser a observação. Os professores ou educadores podem notar uma maior preocupação com o ambiente ou uma maior utilização de materiais reutilizáveis, as crianças podem também pensar em outros brinquedos com mecanismos, ou podem começar a utilizar algumas estratégias utilizadas na atividade nas suas aprendizagens diárias, por exemplo, utilizando a régua para tomar medidas. Outras mudanças podem ocorrer no comportamento das crianças, tais como mostrar mais interesse ou motivação pelas atividades, mais curiosidade, desejo de realização e iniciativa, mais comunicação sobre as suas experiências, entre outras.

Resultados

Esta categoria está relacionada com o impacto da atividade, a um nível superior. Os professores ou educadores podem refletir sobre a forma como esta atividade os levou a alterar as suas práticas de ensino.

O sucesso ou não da atividade pode ter um impacto no ensino empreendido pelo professor, que utilizará estas atividades com mais frequência se conseguir ver que são apreciadas e resultam numa aprendizagem significativa.

Outra forma de avaliar os resultados é ver como os resultados académicos das crianças foram afetados por esta atividade e podem resultar numa melhoria dos seus resultados académicos, o que indica o impacto desta atividade.