3.3.1 Relatório

A elaboração de relatórios é feita compilando os dados recolhidos através dos vários instrumentos disponíveis e permite uma análise completa de cada atividade à medida que os dados obtidos em diferentes fases e através de diferentes instrumentos são considerados.

Como mencionado no guia Passo a Passo para professores, os professores podem utilizar tirar fotografias, escrever notas, desenvolver observação informal (guia passo a passo). Também, para fazer isto, podem ser utilizados modelos de relatórios nos quais são incorporados os dados recolhidos através dos questionários pré e pós-interrogatórios, as entrevistas pré e pós-interrogatórias, os livros de registo de crianças, o guia de observação – professores, o questionário – professores, o modelo de relatório. Todos estes recursos podem ser utilizados para recolher feedback e criar histórias de aprendizagem.

Questionários Pré & Pós

Os pré e pós-testes são feitos através de questionários e/ou entrevistas que visam aceder à forma como as crianças percebem os seus conhecimentos sobre mecanismos e brinquedos que se movem, as suas capacidades para desenvolver automatismos e o interesse que têm por eles e pelos assuntos a eles associados.

A comparação entre os resultados dos pré e pós-testes permite compreender a aprendizagem alcançada durante a atividade.

O questionário pós-teste também pode recolher a opinião e satisfação das crianças, bem como o seu nível de motivação e interesse e a sua perceção sobre a sua própria aprendizagem.

Pode encontrar vários modelos destes questionários e todos eles podem ser adaptados ao seu contexto e necessidades.

Foram desenvolvidos diferentes modelos, tendo em conta a idade das crianças:

Questionários para crianças com 4-5 anos
Questionários para crianças com 6-7 anos

Pré e pós entrevista – crianças

A informação para o desenvolvimento dos pré e pós-testes também pode ser recolhida através de entrevistas a crianças. Clique aqui ou na fotografia para aceder aos modelos dos guias de entrevista que desenvolvemos. Os guias podem ser adaptados às características específicas da sua atividade.

Guides for pre and post interviews with children

Diário de Bordo – crianças

O livro de bordo para crianças é um modelo com perguntas abertas que desafiam as crianças a relatar as suas ideias quando estão a observar autómatos já construídos, a planear e a implementar os seus próprios.

O diário de bordo pode incluir perguntas como “Quais são os seus pensamentos/questões iniciais?”, “Qual é o seu plano para os seus próprios autómatos?”. Clique aqui para descarregar o livro de bordo como um documento Word. Pode adaptá-lo às suas necessidades e situação.

Guia de observação – professor

O guia de observação é um modelo que orienta a observação feita durante a atividade. Este modelo permite-lhe tomar notas e categorizar a sua observação, facilitando a compreensão dos dados recolhidos e tirar conclusões sobre os mesmos.

Clique aqui para descarregar este modelo em formato Word. Pode adaptá-lo às suas necessidades e situação.

Questionário – professor

Take the AutoSTEM survey

O questionário para professores visa avaliar a implementação do AutoSTEM por professores e educadores, bem como promover uma reflexão sobre o processo.

Clique aqui para descarregar o questionário como documento Word, utilize-o para a sua própria avaliação e reflexão.

Ou clique aqui para fazer um inquérito online.

Relatório – professores

Pode clicar aqui para descarregar um modelo que o guia como professor ou educador para reportar a implementação de uma actividade AutoSTEM para documentação. No relatório, os professores podem reunir diferentes dados recolhidos, e introduzir a sua própria reflexão sobre o processo.

Como é mencionado na página 13 do guia Passo a Passo, após a actividade, o professor pode criar uma história de aprendizagem que pode ser apresentada à criança, e partilhada com a família da criança, outros professores ou educadores. Os elementos chave de uma história de aprendizagem são a interpretação do professor sobre o envolvimento, intencionalidade, relações, competências e disposições de aprendizagem da criança, tais como coragem, curiosidade, e perseverança. As crianças devem ser vistas como “comunicadores hábeis, peritos nas suas próprias vidas, detentores de direitos e criadores de significado”, bem como “actores sociais que são “seres” em vez de “lacunas” (Clark & Moss, 2011, p. 6 e 8). Portanto, uma história de aprendizagem destaca o que as crianças podem fazer, e estão a fazer, em vez do que não podem fazer’.