3.3 Elaboração de Relatórios e Avaliação

Ao implementar o projecto AutoSTEM, professores e educadores devem planear, implementar e avaliar as actividades pedagógicas autostem, seguindo os modelos apresentados no Módulo 5.

Com o objectivo de promover uma perspectiva acção-reflexão e aprendizagem profissional de professores e educadores sobre como utilizar os autostem para a STEM, nesta secção são propostas actividades e modelos adicionais, a maioria dos quais já referidos nos modelos para a recolha de experiências-piloto. Neste âmbito, o ciclo de aprendizagem é alargado a professores e educadores e é também promovida uma avaliação estruturada do processo.

Para realizar esta avaliação, utilizamos vários instrumentos que permitem recolher informações variadas que serão depois integradas nos relatórios. Os relatórios, com os dados recolhidos, permitem fazer uma avaliação completa, tornando o processo mais simples, uma vez que já se tiram conclusões e se ligam fatores à medida que se faz o relatório. O relatório ajuda-o a obter uma visão geral do que foi a atividade, e pode, através disso, compreender quais foram as falhas e os sucessos do seu trabalho. Assim, o relatório e a avaliação são um processo de duas vias, uma vez que as duas partes co-ocorreram ao mesmo tempo.

A avaliação das atividades do projecto AutoSTEM é uma inspiração e adaptação do Modelo de Avaliação Multilevel de Donald Kirkpatrick, que contempla quatro níveis de avaliação: reações, aprendizagem, comportamento e resultados. Este modelo é normalmente utilizado na avaliação da formação, embora, as categorias utilizadas neste caso permitam fazer uma avaliação completa do projeto, uma vez que tem em conta tantos tópicos. Este modelo multinível também pode ser utilizado para avaliar a formação de professores para implementar as atividades do projeto. Nesse caso, há também alguns materiais que podem ser utilizados, como questionários mais amplos com itens que cobrem as quatro categorias do modelo.