3.2.3 Processamento: Discussão de Padrões e Dinâmicas

Na vida quotidiana, partilhamos as nossas experiências porque é encantador; como o provérbio afirma: “Uma alegria partilhada é uma alegria duplicada”. No contexto da aprendizagem experimental, o objetivo da partilha de experiências é discuti-las com os nossos pares para refletir neles juntos. Esta reflexão é essencial para a aprendizagem da matemática. As crianças têm de refletir sobre as suas ações para desenvolver uma visão matemática. Não é suficiente para simplesmente fazer algo. Só quando refletimos sobre as nossas ações e observações é que podemos descobrir padrões – e é disto que se trata a matemática e a ciência. É tarefa do professor estimular as crianças a perguntarem-se, refletirem e procurar para padrões. Isto pode ser feito através de perguntas abertas, ou seja, uma pergunta que não pode ser respondido apenas recordando o que já sabe.

As perguntas abertas relacionadas com os autómatos são: “Como funciona?”, “O que faz?”, “Como se pode mover?”, “Para que serve?”, “Como podemos usá-lo?”, “Como podemos construir isto?”, só para mencionar alguns exemplos. As perguntas estimulam as crianças a investigar e a refletir sobre os mecanismos e as características e estrutura dos autómatos. Finalmente, as crianças terão uma “experiência de pensamento (Dewey, 1934, p. 37), ou seja, uma experiência que não envolvem ação física e perceção, mas isso acontece quando alcançamos ou desenhamos um conclusão.

Perguntas para reflexão

Borton (1970, p. 88) ilustra o processamento com a pergunta “E então?” que é sobre “transformar a informação em padrões imediatamente relevantes de significado”. Os professores podem utilizar as perguntas reflexivas dadas no módulo 4 e os materiais pedagógicos ao refletirem sobre os autómatos e o conteúdo STEM. Aqui estão mais alguns exemplos.

  • Então, que características da Boneca Dançante e da atividade acham que foram importantes para provocar a exploração e o pensamento das crianças?
  • Então que conceitos matemáticos é que as crianças estão a descobrir quando brincam com o Crocodilo?
  • Então, qual é, na sua opinião, o papel do governante na construção do Carro Balão?
  • Então de que forma podem as ações corporais das crianças contribuir para a sua compreensão da murmuração quando brincam com o Pássaro Gelatinoso?
  • Então de que competências, conhecimentos e compreensões necessitam os professores para serem capazes de identificar e responder eficazmente às oportunidades de apoiar o pensamento matemático e a aprendizagem em situações de brincadeira espontânea com a Catapulta?