3.2.2 Partilhar: Troca De Reações e Observações

A partilha de observações, ideias, e descobertas é importante para a aprendizagem das crianças. Muitas situações de aprendizagem na pré-escola, jardim de infância e escola primária começam com experiências diretas partilhadas que “trazem o assunto para a sala” e democratizam o processo de aprendizagem entre o professor e as crianças. No nosso projeto, observámos que as crianças partilham espontaneamente as suas ideias e cooperam. Além disso, vimos como é importante para as crianças, apresentar o seu trabalho às outras crianças.

Crianças da escola primária (2º ano) da Bulgária partilham os seus autómatos

Perguntas para reflexão

Na sequência da estrutura de desenvolvimento de Borton (1970), partilhar as suas experiências está relacionado com fazer a si próprio perguntas “O quê?”

• O que aconteceu?
  • O que é que eu fiz?
  • O que é que as crianças fizeram?
  • O que é que eu estava a tentar alcançar?
  • O que foi bom ou mau nas experiências para as crianças e para mim?

Borton (1970, p. 88) chama a isto “detetar as diferenças entre resposta, efeito real, e efeito pretendido”.

As crianças pequenas não farão essas perguntas sozinhas. Assim, é tarefa do professor fazê-las.

• O que aconteceu?
  • O que é que fez?
  • O que é que o autómato fez?
  • O que estava a tentar alcançar?
  • O que foi bom ou mau sobre as experiências?