A partilha de observações, ideias, e descobertas é importante para a aprendizagem das crianças. Muitas situações de aprendizagem na pré-escola, jardim de infância e escola primária começam com experiências diretas partilhadas que “trazem o assunto para a sala” e democratizam o processo de aprendizagem entre o professor e as crianças. No nosso projeto, observámos que as crianças partilham espontaneamente as suas ideias e cooperam. Além disso, vimos como é importante para as crianças, apresentar o seu trabalho às outras crianças.
Perguntas para reflexão
Na sequência da estrutura de desenvolvimento de Borton (1970), partilhar as suas experiências está relacionado com fazer a si próprio perguntas “O quê?”
- O que aconteceu?
- O que é que eu fiz?
- O que é que as crianças fizeram?
- O que é que eu estava a tentar alcançar?
- O que foi bom ou mau nas experiências para as crianças e para mim?
Borton (1970, p. 88) chama a isto “detetar as diferenças entre resposta, efeito real, e efeito pretendido”.
As crianças pequenas não farão essas perguntas sozinhas. Assim, é tarefa do professor fazê-las.
- O que aconteceu?
- O que é que fez?
- O que é que o autómato fez?
- O que estava a tentar alcançar?
- O que foi bom ou mau sobre as experiências?