As crianças experienciam um autómato brincando com ele ou construindo-o. A experiência, no entanto, não consiste apenas em fazer. Muitas das nossas atividades e experiências diárias são rotineiras, automáticas e habituais e não mudam o nosso comportamento, crenças ou compreensão. Contudo, a experiência aqui e agora, pode iniciar a aprendizagem quando “viola as expectativas de convicções e hábitos de pensamento anteriores“. A aprendizagem adquirida com as experiências depende, entre outros aspetos, das possibilidades dos objetos investigados (aqui: os autómatos) e das características realçadas através da comunicação. Nas orientações pedagógicas e instruções de construção dos nossos autómatos, descrevemos quais as características que se podem destacar para promover a aprendizagem STEM.
A experiência não se limita à fase de atividade. Pode acontecer em cada parte do ciclo de aprendizagem (Kolb & Kolb, 2018). Quando se trocam reações e observações, pode-se experienciar que outros tiveram experiências semelhantes. Ao discutir padrões e dinâmicas, pode-se ter uma experiência aha, ou seja, uma perceção súbita ao descobrir um padrão subjacente. Chegar a uma conclusão quando se generaliza o padrão é uma experiência de pensamento. Finalmente, ao aplicar o seu discernimento a uma nova situação, experienciará as consequências.