A elaboração de relatórios é feita compilando os dados recolhidos através dos vários instrumentos disponíveis e permite uma análise completa de cada atividade à medida que os dados obtidos em diferentes fases e através de diferentes instrumentos são considerados.
Como mencionado no guia Passo a Passo para professores, os professores podem utilizar tirar fotografias, escrever notas, desenvolver observação informal (guia passo a passo). Também, para fazer isto, podem ser utilizados modelos de relatórios nos quais são incorporados os dados recolhidos através dos questionários pré e pós-interrogatórios, as entrevistas pré e pós-interrogatórias, os livros de registo de crianças, o guia de observação – professores, o questionário – professores, o modelo de relatório. Todos estes recursos podem ser utilizados para recolher feedback e criar histórias de aprendizagem.
Questionários Pré & Pós
Os pré e pós-testes são feitos através de questionários e/ou entrevistas que visam aceder à forma como as crianças percebem os seus conhecimentos sobre mecanismos e brinquedos que se movem, as suas capacidades para desenvolver automatismos e o interesse que têm por eles e pelos assuntos a eles associados.
A comparação entre os resultados dos pré e pós-testes permite compreender a aprendizagem alcançada durante a atividade.
O questionário pós-teste também pode recolher a opinião e satisfação das crianças, bem como o seu nível de motivação e interesse e a sua perceção sobre a sua própria aprendizagem.
Pode encontrar vários modelos destes questionários e todos eles podem ser adaptados ao seu contexto e necessidades.
Foram desenvolvidos diferentes modelos, tendo em conta a idade das crianças:
Pré e pós entrevista – crianças
A informação para o desenvolvimento dos pré e pós-testes também pode ser recolhida através de entrevistas a crianças. Clique aqui ou na fotografia para aceder aos modelos dos guias de entrevista que desenvolvemos. Os guias podem ser adaptados às características específicas da sua atividade.
Diário de Bordo – crianças
O livro de bordo para crianças é um modelo com perguntas abertas que desafiam as crianças a relatar as suas ideias quando estão a observar autómatos já construídos, a planear e a implementar os seus próprios.
O diário de bordo pode incluir perguntas como “Quais são os seus pensamentos/questões iniciais?”, “Qual é o seu plano para os seus próprios autómatos?”. Clique aqui para descarregar o livro de bordo como um documento Word. Pode adaptá-lo às suas necessidades e situação.
Guia de observação – professor
O guia de observação é um modelo que orienta a observação feita durante a atividade. Este modelo permite-lhe tomar notas e categorizar a sua observação, facilitando a compreensão dos dados recolhidos e tirar conclusões sobre os mesmos.
Clique aqui para descarregar este modelo em formato Word. Pode adaptá-lo às suas necessidades e situação.
Questionário – professor
O questionário para professores visa avaliar a implementação do AutoSTEM por professores e educadores, bem como promover uma reflexão sobre o processo.
Relatório – professores
Pode clicar aqui para descarregar um modelo que o guia como professor ou educador para reportar a implementação de uma actividade AutoSTEM para documentação. No relatório, os professores podem reunir diferentes dados recolhidos, e introduzir a sua própria reflexão sobre o processo.
Como é mencionado na página 13 do guia Passo a Passo, após a actividade, o professor pode criar uma história de aprendizagem que pode ser apresentada à criança, e partilhada com a família da criança, outros professores ou educadores. Os elementos chave de uma história de aprendizagem são a interpretação do professor sobre o envolvimento, intencionalidade, relações, competências e disposições de aprendizagem da criança, tais como coragem, curiosidade, e perseverança. As crianças devem ser vistas como “comunicadores hábeis, peritos nas suas próprias vidas, detentores de direitos e criadores de significado”, bem como “actores sociais que são “seres” em vez de “lacunas” (Clark & Moss, 2011, p. 6 e 8). Portanto, uma história de aprendizagem destaca o que as crianças podem fazer, e estão a fazer, em vez do que não podem fazer’.