Introdução
A palavra “matemática” deriva do nome grego antigo ‘μάθημα” (matemática), que significa “aquilo que se aprende, uma lição” e é a raiz do adjetivo “μαθηματικός” (mathematikos), que significa “disposto a aprender, amante da aprendizagem”. Originalmente, matemática era uma palavra geral para aprender sem um foco específico em aritmética e geometria. Atualmente, a matemática é muito mais especializada, mas não tão estreita e restrita como é frequentemente apresentada na escola. “Já não apenas o estudo do número e do espaço, a ciência matemática tornou-se a ciência dos padrões, com a teoria construída sobre relações entre padrões e sobre aplicações derivadas da correspondência entre padrão e observação”. Como tal, a matemática desempenha um papel importante na vida quotidiana de todos/as – também na das crianças, e ainda mais quando estas exploram, constroem e brincam com os nossos autómatos.
Conteúdos de matemática
O matemático britânico Alan Bishop– identificou seis atividades matemáticas consideradas universais, que podem ser encontradas em todas as culturas. No vídeo que se segue, explicamos como o Crocodilo está relacionado com a matemática.
Reflexão
- Escolha outro autómato.
- Escreva os conceitos e princípios de matemática que pode ensinar com esse autómato
- quando as crianças o constroem
- quando as crianças brincam com ele.
- Compare as suas ideias com as sugestões apresentadas no respetivo Guião pedagógico e instruções de construção.