4.1a Ciência – Física

Introdução

Física é a ciência natural que estuda a matéria, o seu movimento e comportamento no espaço e tempo, e as entidades relacionadas, energia e força. A palavra deriva do grego antigo ‘φυσική ἐπιστήμη’ (physikḗ epistḗmē), que significa ‘conhecimento da natureza’. A Física é uma das disciplinas científicas mais fundamentais. Uma vez que os autómatos são brinquedos mecânicos, o trabalho com aqueles proporciona experiências com fenómenos e conceitos físicos. Alguns dos autómatos  AutoSTEM são concebidos com especial enfoque em conceitos físicos específicos.

Força e energia

Força e energia são dois conceitos fundamentais na física clássica que estão diretamente relacionados com os autómatos. Há várias possibilidades de fontes de energia que fazem os autómatos mover-se. A mais simples consiste em as próprias crianças fornecerem a energia. Podem fazê-lo utilizando:

Trabalho

Em ambos os casos, as crianças aplicam uma força ao longo de uma distância. Fazendo isto, produzem trabalho. Trabalham a energia transferida para ou de um objeto através da aplicação de força ao longo de um deslocamento. Pode ser representado como o produto da força e do deslocamento. Uma vez que a energia é conservada, este produto é constante. Isso significa que se pode realizar o mesmo trabalho com uma força mais fraca, aplicando-a ao longo de uma distância maior. Este princípio é utilizado pela mais simples de todos mecanismos, a alavanca. Pode aprender mais sobre alavancas lendo o nosso documento sobre alavancas.

Não são apenas os seres vivos que podem produzir trabalho. A energia potencial pode ser convertida em trabalho, por exemplo:

Trabalho produzido pela gravidade

Existem muitos tipos diferentes de mecanismos que utilizam energia potencial gravítica. Quando se usa uma alavanca, a carga empurra-a para baixo assim que deixamos de aplicar a força. De alguma forma, utilizamos isto na Ponte levadiça. Normalmente, a força gravítica puxaria para baixo o tabuleiro da ponte quando soltamos a manivela. No nosso modelo, contudo, o atrito entre o eixo do guincho e o seu rolamento é tão elevado que equilibra a força gravítica (o peso) do tabuleiro da ponte. Por conseguinte, o tabuleiro elevado da ponte permanece no seu lugar. Para baixar a ponte, é necessário rodar a manivela na direção oposta. O mesmo princípio é utilizado no.Elevador.

Se enrolarmos um cordel à volta de um eixo e fixarmos uma massa à outra extremidade, a gravidade puxará a massa para baixo, provocando o desenrolamento do cordel, e o eixo rodará. Não temos autómatos que utilizem isto como fonte de energia por defeito, mas pode ser adicionado a vários autómatos, por exemplo, o Acrobata ou a Bailarina.

A potência da água que põe uma turbina em movimento é outro tipo de trabalho originado pela força gravítica porque é esta que faz a água correr para baixo.

Trabalho produzido por uma mola

Uma mola é um objeto elástico que armazena energia potencial elástica. Na linguagem corrente, o termo refere-se frequentemente a molas helicoidais, mas existem muitos formatos de molas.

  • Pode-se usar uma mola helicoidal (de uma esferográfica) na Ponte levadiça para puxar para baixo o tabuleiro da ponte.
  • A Catapulta utiliza uma mola em consola. Trata-se de uma mola plana fixa apenas numa extremidade, como uma consola, enquanto que a extremidade de suspensão livre suporta a força.
  • O elástico do Eco-car 2funciona também uma mola em consola, mas em vez de suportar a força, puxa uma corda. – Um elástico pode ser utilizado como mola de duas maneiras diferentes.
  • No Eco-car 1,, o elástico é uma mola de tensão onde a energia é armazenada através do alongamento do material.
  • A Máquina que volta sempre usa um elástico como mola de torção. Trata-se de uma mola concebida para ser torcida em vez de comprimida ou estendida.
  • Uma força produzida por ar comprimidogera-se através da energia contida no referido ar comprimido, como num balão. Isto será descrito mais detalhadamente na secção seguinte

Trabalho produzido por ar comprimido

O ar dentro de um balão pode produzir força quando é libertado. Utilizamo-lo nos nossos autómatos com um motor a jato, o Barco Balão, o Carro Balão e o Amphicar. Temos de aplicar força para inflar o balão. O balão aplica a força no ar fechado, pressionando-o através da abertura. De acordo com a terceira lei de Newton (ação igual a reação), a força do ar que corre para trás (chamada propulsão) cria uma força igual em direção oposta no veículo (chamada propulsão) que empurra o veículo para a frente.

A força do vento é outro tipo de trabalho por um gás. A Turbina Eólica utiliza vento que é criado artificialmente por um secador de cabelo.

Energia cinética

A energia cinética de um objeto é a energia que este possui devido ao seu movimento. É definida como o trabalho necessário para acelerar um corpo de uma dada massa desde o repouso até à velocidade declarada. Tendo ganho esta energia durante a sua aceleração, o corpo mantém esta energia cinética, a menos que a sua velocidade mude. Na maioria dos casos, porém, um veículo perde energia cinética devido à fricção. A energia cinética é transformada em energia térmica e a velocidade do objeto diminui.

Todos os nossos autómatos têm peças móveis. Assim, a energia cinética está envolvida e pode ser estudada. Podemos distinguir entre a energia cinética rotacional (por exemplo, a rotação de rodas ou da Bailarina) e a energia cinética translacional (por exemplo, o movimento de avanço de um carro).

Usando a Catapulta para ensinar Física no ensino secundário

Como mencionado anteriormente, há muitos conceitos de física envolvidos em todos os autómatos. No vídeo seguinte, utilizamos a Catapulta como exemplo para explicar como se pode utilizar este autómato para ensinar física em todos os níveis de ensino, desde o jardim-de-infância ao ensino secundário.

Teaching STEM (physics and mathematics) with the Catapult for AutoSTEM

Reflexão

  1. Escolha outro autómato.
  2. Escreva os conceitos e princípios de física que pode ensinar com esse autómato.
    • quando as crianças o constroem e
    • quando as crianças brincam com ele.
  3. Compare as suas ideias com as sugestões apresentadas no respetivo Guião pedagógico e instruções de construção.