3.4 Envolvimento e motivação

Esta secção centra-se no envolvimento e motivação que são evidentes nas oficinas do projeto Erasmus+ AutoSTEM . Uma vez que as áreas STEM são hoje em dia tão importantes mas são ainda áreas que constituem um desafio quando se pretendem implementar nos primeiros anos de escolaridade, é importante compreender como promover o envolvimento e a motivação das crianças no processo de aprendizagem. Assim, é importante conhecer estes conceitos, bem como as estratégias para os promover.

Responderemos às seguintes perguntas:

• Quais são as dimensões e principais características do envolvimento e da motivação, em particular, a motivação intrínseca?
  • Qual é o potencial da abordagem pedagógica da AutoSTEM para promover a motivação para a STEM?
  • Que provas de envolvimento surgiram quando as crianças participaram nas oficinas da AutoSTEM?

Nesta secção serão apresentados vários recursos que lhe permitem desenvolver este conhecimento sobre estes dois conceitos. Poderá encontrar vídeos, imagens e exemplos e ainda algumas tarefas para testar estes conhecimentos.

Resultados da aprendizagem

Neste módulo, irá aprender a:

• caracterizar envolvimento e motivação.
  • reconhecer dimensões de motivação intrínseca.
  • reconhecer dimensões de envolvimento que podem ter um impacto no processo de aprendizagem.
  • identificar estratégias utilizadas pelo projeto Erasmus+ AutoSTEM para promover o envolvimento e a motivação entre os estudantes.

Envolvimento & motivação intrínseca

A importância do envolvimento e da motivação intrínseca para o processo de aprendizagem salienta a necessidade de compreender as dimensões que as caracterizam e as estratégias para a sua promoção.

O conceito de motivação intrínseca pode assumir dimensões relacionadas com autonomia, interesse, sentido de competência, stress, perceção de valor, entre outras, e dinâmicas complexas e subtis entre estas várias dimensões (Deci e Ryan, 2000).

Por outro lado, o envolvimento pode assumir várias dimensões, como afetiva, comportamental e cognitiva, que também podem ter impacto (Veiga et al., 2012). A dimensão afetiva está relacionada com as experiências emocionais da criança durante o processo de aprendizagem; a dimensão comportamental está relacionada com a participação comportamental efetiva da criança no seu processo de aprendizagem; por fim, a dimensão cognitiva diz respeito à orientação mental da criança durante a aprendizagem (Gonçalves, 2017).

As características dos autómatos, nomeadamente o facto de serem constituídos por duas partes, por um lado, uma narrativa, por outro, um mecanismo, permitem, numa abordagem lúdica, atividades relacionadas com o planeamento e construção dos referidos brinquedos para aumentar o interesse e envolvimento nas áreas STEM acima mencionadas, nomeadamente em termos de conhecimento e construção de mecanismos simples, compreensão do seu funcionamento e/ou da narrativa que representam, e competências como a observação, a resolução de problemas e a criatividade.

Engagement and motivation

Caso de Estudo: Envolvimento e aprendizagem das crianças em workshops de “brinquedos em movimento” no 1º ciclo de escolaridade

O estudo de caso analisa o envolvimento e motivação de crianças que participaram em oficinas do projeto AutoSTEM. É publicado no Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology.

Santos, A., Vaz Rebelo, P., Thiel, O., Bidarra, G., Alferes, V., Almeida, J., Barreira, C., Machado, I., Rabaça, F., Dias, M., Pereira, P., Catré, N., Ferrini, F., Bartolleti, C., Josephson, J., & Kostova, N. (2020). O envolvimento e a aprendizagem das crianças em oficinas de “brinquedos em movimento” no 1º ciclo de escolaridade. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 115-124. DOI: http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1820

Reflexão

Veja os vídeos abaixo e reflita sobre os processos de envolvimento respondendo às seguintes perguntas:

Oficina de condução de fricção com estudantes do 2º ano
Oficina de brinquedos em movimento com estudantes da 4ª classe
  • Que comportamentos são considerados prova de envolvimento comportamental?
    • Quando é que eles aconteceram?
    • O que é que as crianças fizeram?
  • Identificar provas de envolvimento afetivo e cognitivo.
    • Quando é que aconteceram?
    • O que é que as crianças fizeram?

Ao planearem os seus próprios autómatos, tenham em conta fatores que estão associados ao envolvimento e à motivação intrínseca. Ao implementar a sua própria atividade AutoSTEM, registe os indicadores de envolvimento e motivação intrínseca que possam ter lugar.

Quiz

Referências

Campbell, F. A., Pungello, E. P., Miller-Johnson, S., Burchinal, M. & Ramey, C. T. (2001). The development of cognitive and academic abilities: Growth curves from an early childhood educational experiment. Developmental Psychology, 37(2), 231-242. DOI:10.1037//012-1649.37.2.231.

Gonçalves, S. S. B. (2018). Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar. Mestrado em Psicologia da Educação. Universidade da Madeira.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary educational psychology, 25(1), 54-67.

Veiga, F., Galvão, D., Pereira, T., Caldeira, S., Bahia, S., Melo, M., Conboy, J. Nogueira, J., Janeiro, I., Festas, I. M., Taveira, M. C., Carvalho, C., Almeida, A. (2012) Student’s engagement in school: a literature review, ICERI2012 Proceedings, pp. 1336-1344. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7582/1/Students%20Engagement%20in%20School%20A%20literature%20review.pdf