Curso Online AutoSTEM para Educadores/as e Professores/as

Sobre o Curso

O Curso Online AutoSTEM foi concebido como um curso modular que educadores/as e professores/as de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico podem utilizar para compreender o projeto e aprender a utilizar de forma autónoma os recursos do mesmo.

Não há uma forma obrigatória de percorrer os módulos. É possível aceder a cada um dos módulo de forma autónoma e independente.  Após ter terminado todos os módulos, pode fazer o quizz final ASTEM para receber o seu certificado de participação,

Os módulos estão codificados por cores, como indicado a seguir. Escolha o módulo que quer realizar, clicando na figura. A seguir à Figura, ainda nesta página, é apresentada uma breve descrição dos módulos.

1 Sobre o projeto

Este módulo apresenta as ideias-chave do projeto e dos autómatos desenvolvidos no âmbito do mesmo com o objection de promover educação STEM com crianças. É apresentada uma lista dos autómatos e um quadro com resumo de principias aspetos associados aos mesmos, como a faixa etária a que se destinam, disciplinas e conceitos que podem ser explorados, método de propulsão, materiais de construção necessários.

O módulo inclui também vídeos e links para documentos que visam contribuir para a compreensão do projeto.

2 Construa o seu autómato

Este módulo visa guiá-lo/a na construção de autómatos AutoSTEM e na sua implementação em sala de aula.

3 Contextualização pedagógica

Importa compreender conceitos e modelos pedagógicos subjacentes ao recurso a autómatos para a educação STEM. Este módulo irá guiá-lo/a através do quadro concetual pedagógico que fundamenta o projeto. Pretende-se que aprenda sobre pedagogia baseada no brincar (play-based pedagogy), brincar guiado (guided play) e sobre como a aprendizagem ocorre no projeto

4 STEM

Este módulo analisa com detalhe áreas da educação STEM que podem ser ensinadas com recurso aos autómatos desenvolvidos no âmbito do projeto.

5 AutoSTEM na sala de aula

O módulo inclui sugestões sobre como implementar o projeto na sala de aula, tendo em conta os múltiplos cenários já desenvolvidos. Analisa como garantir o sucesso e barreiras a ter em conta. O módulo fornece templates para planificar, implementar e avaliar atividades em contexto de aula.

X Quiz final