Sessão 1 – O primeiro autómato/ A primeira construção

Comecemos por um simples: o crocodilo-tesoura

PARTE 1- CONSTRUIR 

Passo 1 – Observe a figura! 

Este brinquedo móvel de cartão faz uso do mecanismo do braço da tesoura. Tem a cara de um crocodilo, mas pode ser transformado num dinossauro ou em qualquer outro animal. Com a ajuda dos braços de tesoura, a criança pode fazer a boca do crocodilo abrir e fechar, estalar, beliscar, e agarrar objetos leves. Permite às crianças analisar o mecanismo e utilizá-lo como brinquedo enquanto ganham conhecimentos educativos..

Passo 2 – Visualize o video tutorial

Passo 3 – Prepare os materiais 

O que precisa é:

  1. 1. Cabeça de crocodilo (ver modelo) ou outros elementos narrativos
  2. 2. Cartão para recortar 6 ou 8 retângulos de tamanho 3 x 15 cm
  3. 3. Uma vareta de madeira ou uma esferográfica para fazer orifícios nas tires de cartão.
  4. 4. Tesoura e 7 a 10 attaches
  5. 5. Cola (cola quente)

Passo 4 – Siga passo a passo as instruções a seguir apresentadas

Em primeiro lugar, recorte ou desenhe a cabeça do crocodilo ou outros elementos narrativos.  Se pretender fazer a cabeça de crocodilo, pode seguir este modelo.

Recorte os 6 ou 8 retângulos de cartão (3 x 15 cm)

Identifique o centro de cada retângulo e fazer um orifício.

Faça mais dois orifícios nas duas extremidades de cada retângulo   

Fixe pares de retângulos um ao outro com attaches através dos orifícios centrais  

Fixe os pares de retângulos com attaches um ao outro, como mostra a figura 3-a) abaixo:

Different ways how to assamble a scissors arm. a) is the best way

Estique o braço da tesoura a todo o seu comprimento. 

Coloque as partes da cabeça do crocodilo juntas para que os dentes encaixem uns nos outros.

Cole a cabeça a uma extremidade do braço da tesoura para que a parte superior fique presa a um retângulo e a parte inferior ao outro retângulo.

Experimente o movimento! Se fixar os retângulos como na figura 3-a), o movimento deve ser suave. 

DICA: Os elementos da cabeça não devem ser mais pesados do que os retângulos.

PARTE 2 – REFLETIR

Antes de ler o documento de instruções abaixo, propomos que reflita sobre as implicações pedagógicas desta atividade e responda ao seguinte QUIZ

Welcome to your Quiz about making the Snapping Crocodile

How well you managed to make the snapping crocodile automata?
What was/were the most difficult step/s?
What are the most prominent learning goals?

Leia as instruções no documento https://autostem.uc.pt/wp-content/uploads/2020/04/Snapping-Crocodile-for-AutoSTEM-PT.pdf