5.2.3 Workshops online para crianças

Oficina online AutoSTEM para crianças

Introdução

  1. Preparação do seminário
  2. Preparação dos participantes
  3. Primeiro workshop
  4. Trabalho de casa
  5. Segundo Workshop
  6. Após o trabalho e avaliação

A descrição completa da oficina abaixo está também disponível para download aqui. 

O objetivo deste módulo é mostrar aos professores como conduzir uma oficina online AutoSTEM com os seus alunos, mesmo crianças muito pequenas. Algumas adaptações precisam de ser completadas para as crianças mais pequenas, mas ainda podem aprender e beneficiar. O workshop irá mostrar-lhe como se preparar e preparar os seus alunos para que os objetivos possam ser alcançados e as crianças aprendam.

Como já foi mencionado AutoSTEM foi concebido para introduzir os temas STEM às crianças mais pequenas de uma forma motivadora e envolvente, que lhes permita reter ideias e completar a atividade de uma forma lúdica.

A oficina foi concebida para ser gerida remotamente para os computadores pessoais das crianças em casa. Não é necessário instalar software ou hardware especial, mas será necessária alguma ajuda dos adultos para garantir que as crianças se possam ligar. Os adultos precisarão:

  1. Conhecimento da utilização do Zoom ou de outras aplicações de webinar
  2. Um computador com um microfone e altifalantes
  3. Um computador com uma webcam

Dependendo da idade das crianças, será necessária uma entrada mais ou menos adulta. A construção de um autómato com um adulto, pai ou cuidador pode também ser uma experiência de aprendizagem gratificante para a criança e divertida para o adulto.

É também muito útil se os adultos tiverem acesso a câmaras ou smartphones que possam utilizar para tirar fotografias e vídeos dos autómatos que as crianças fazem e utilizam, ainda melhor se as crianças utilizarem as câmaras. Se os adultos precisarem de ajuda para carregar ou enviar as suas imagens/videos para o tutor da oficina, os detalhes no WikiComo pode ajudar. Explica 7 formas diferentes de partilhar imagens e vídeos na Internet. Existem também outras, incluindo diretamente por correio eletrónico para pequenos tamanhos de ficheiros, Se houver problemas na partilha de ficheiros, então a Internet e o YouTube estão cheios de informações que o podem ajudar.

Como regra geral com toda a utilização de webinars, é melhor usar um auricular, uma vez que isto reduz o feedback dos seus altifalantes ao seu microfone, é melhor iluminar bem a pessoa e sentar-se numa posição em que a cabeça e os ombros possam ser facilmente vistos. Como a oficina estará ativa e pedirá aos participantes que façam autómatos, é melhor se houver um espaço livre em frente da pessoa onde a construção terá lugar.

Não se esqueça de partilhar o endereço da ligação web da sua aplicação web antes da primeira oficina e da segunda, e é aconselhável partilhar também o seu e-mail para que tenha comunicações abertas com os seus participantes.

Este guia baseia-se em workshops internacionais on-line para professores, e off-line para crianças e professores realizados pela equipa da AutoSTEM e no feedback e resultados desses eventos.

Objetivos de aprendizagem

O objetivo da oficina é permitir-lhe compreender como utilizar os autómatos AutoSTEM na sua prática de ensino para introduzir e reforçar os conceitos STEM . A oficina foi concebida para as crianças utilizarem os recursos criados e testados pelo projeto AutoSTEM que se revelaram como ferramentas eficazes para introduzir os temas e conceitos STEM aos jovens aprendentes.  Eles são motivadores, envolventes, alegres e, o mais importante, reteníveis.

Pedirá às crianças que façam autómatos, utilizem autómatos e reflitam sobre as ideias e conceitos que aprenderam, e mais motivadores, brinquem com os brinquedos que eles próprios fizeram.

Workshop para crianças

Preparação do seminário

A primeira coisa a fazer é decidir que autómatos AutoSTEM pretende introduzir durante a sua oficina. Isto deve estar dependente das crianças que espera e do que quer que elas aprendam com o seu currículo. A decisão pode ser baseada num determinado tópico do STEM que pretenda introduzir. A introdução ao curso em linha ajudá-lo-á a compreender qual é o mais apropriado para si. Na nossa experiência, é melhor utilizar um dos autómatos mais simples numa oficina on-line, especialmente se esta for a sua, ou a das crianças, primeira tentativa.

Uma vez definidos os autómatos que pretende utilizar, deverá ir à página apropriada no website do AutoSTEM e descarregar qualquer documentação disponível, e visualizar os vídeos disponíveis. Poderá querer anotar os endereços das ligações web para a página, documentos e vídeos, uma vez que precisará de utilizar algum do material na oficina. Para sua informação, no sítio Web AutoSTEM, todos os autómatos estão listados.

Deverá também preparar-se para a escala de tempo da oficina que deverá ocorrer ao longo de cerca de 3 semanas.  A escala de tempo é uma sugestão e poderá preferir alterar a quantidade de tempo ou o número de sessões para melhor se adequar às suas necessidades profissionais. O tempo efectivamente gasto a trabalhar nas tarefas será muito menor, claro. No Quadro 1 detalhamos os prazos. É claro que deverá informar os seus filhos das datas da sua oficina e dos horários antes do início da mesma.

É sempre útil verificar se a sua máquina fotográfica e o áudio estão a funcionar.

O número óptimo de crianças depende da idade e das capacidades das crianças. Saberão melhor.  Quanto mais novas, menos crianças, com as mais novas sugerimos 3 a 5, com crianças mais velhas pode ter mais numa sessão. Se tiver mais adultos envolvidos com as crianças, poderá gerir mais.

Atividade dos participantesPreparaçãoWorkshop 1Trabalho de casaWorkshop 2Reflexão e feedback
QuandoUma semana antes workshop 1Ao longo da semana entre o workshop 1 and 2Uma semana depois do workshop 1Cerca de 2 dias depois do workshop 2
Tempo necesssário20 minutos60 a 90 minutos20/30 minutos dependendo da idade das criançasCerca de 30 minutoss. O tempo variará dependendo de quanto tempo as crianças falam15 minutos
Tabela 1: Linha do tempo para a oficina das crianças

Partilhar gravações: é uma boa ideia providenciar um espaço online onde os participantes possam carregar imagens, vídeos e apresentações dos seus trabalhos de casa, pois estes serão muito úteis, num projeto muito visual para outros verem e compreenderem o que outros fizeram. O tutor pode criar um espaço de armazenamento online. O link tem uma apresentação sobre uma série de opções de partilha de ficheiros fiáveis e populares.

Terá então de dar a ligação e acesso aos seus participantes para que possam carregar no seu espaço reservado e também instruir as crianças ou os seus encarregados de educação como carregar.

Preparação das crianças

As sugestões aqui apresentadas podem não abranger todas as crianças, pois sabemos que há situações em que as crianças podem não ter o apoio de que necessitam, mas desde a epidemia do Coronavírus, muitas famílias e situações de cuidados adaptaram-se para ajudar as crianças a aprender através da interação online com os seus professores. O que aqui é sugerido continua com as metodologias existentes.

Uma vez preparado o tutor/professor, o passo seguinte é preparar os seus filhos. Isto deve ter lugar cerca de 1 semana antes da data do primeiro workshop para permitir que as crianças tenham tempo de se preparar. Pode enviar um link para um vídeo dos autómatos que escolheu ou pode preferir não deixar as crianças verem isto de forma autónoma. Há vantagens e desvantagens em cada estratégia.

A preparação principal é assegurar que as crianças tenham os materiais necessários para fazer os seus próprios autómatos na próxima oficina; todos os materiais são normalmente encontrados nas salas de aula da escola primária e, muitas vezes, também nos lares das crianças. Para as crianças mais pequenas, o Jellybird facilita esta tarefa, uma vez que cada família pode descarregar e imprimir online os modelos necessários a partir do website.

Com os outros autómatos, terá de preparar um kit com as peças e ferramentas necessárias (se aplicável) e depois garantir que são entregues nas suas casas. Encontrará uma lista exata de materiais navegando para a página de Orientações Pedagógicas no website. Nessa página, encontrará uma lista de autómatos e, em cada página de autómatos, encontrará um guia passo a passo dos Professores. No guia do professor, verá exatamente o que precisa. 

Alternativamente, pode pedir às crianças que encontrem eles próprios os materiais como uma tarefa de aprendizagem adicional onde terão de ser engenhosos, analíticos e sistemáticos. Poderá ter de ajustar esta estratégia às circunstâncias e capacidades das crianças. Se utilizar um método de auto-descoberta com as crianças, deverá também começar mais cedo do que uma semana e também ter uma sessão de verificação para garantir que elas dispõem de todos os materiais necessários. Neste cenário, terá de enviar às crianças uma lista de materiais de que necessitam e ferramentas a utilizar e algumas ideias sobre como as podem obter.


É também útil oferecer aos participantes um endereço de e-mail de perguntas e respostas para responder a quaisquer perguntas que possam ter, uma vez que isto fará com que a sua oficina funcione mais facilmente.

Terá também de assegurar que as crianças ou os seus cuidadores saibam como carregar ou enviar por e-mail quaisquer ficheiros de imagem ou vídeo para si.

Primeiro workshop

O objetivo da primeira oficina é introduzir os autómatos, verificar se as crianças têm tudo o que precisam e fazer os autómatos escolhidos em conjunto, passo a passo, e lidar com quaisquer problemas. Pode então definir os trabalhos de casa para as crianças.

Primeira fase: Introdução dos autómatos

Fale sobre os autómatos que vai fazer, mostre o vídeo de como fazer os autómatos (cada página de autómatos inclui um vídeo “Como fazer”). Deixe as crianças fazerem perguntas e responder-lhes. O objetivo é entusiasmar as crianças e envolvê-las com a oficina

Children’s workshop in Norway

Segunda fase: Verificação de que estão prontos

Deve verificar se cada criança tem todas as peças e ferramentas necessárias para fazer os autómatos. Poderia fazer isto como um jogo.  Deve também assegurar-se de que as crianças compreendem como segurar o seu trabalho até à câmara para que todas as crianças possam ver.

Fase três: fazer os autómatos

Nesta fase é melhor se depois mover a câmara para que as crianças possam ver as suas mãos enquanto faz os autómatos. Deve verificar se as crianças podem ver testando a sua posição e o ângulo da câmara antes de iniciar o webinar. Não deve estar demasiado perto, pois isso cortará os lados da área que pretende mostrar, ou até onde possa ser difícil ver detalhes. Certifique-se também de que há muita luz na sua área de trabalho.

A preparação é importante, como sempre, e deverá ter feito os autómatos algumas vezes para estar ciente de quaisquer dificuldades ou problemas.

Deve fazer os autómatos como um exercício passo a passo com muitas oportunidades para as crianças lhe mostrarem que completaram cada passo.

Para as crianças mais pequenas é uma boa ideia ter um adulto à mão para andaimes se necessário, mas os adultos devem estar conscientes de que só devem intervir depois de a criança ter tentado algumas vezes e estar a ficar frustrada, devem também desengatar-se assim que o problema for resolvido.

Fase quatro: experimentar os autómatos

Uma vez que as crianças tenham feito os seus autómatos, é importante que lhes seja dado algum tempo para brincarem com elas, Esta é uma parte que têm ansiado e aumenta a sua experiência e motivação se tiverem este tempo para brincar.

Pode-se pedir às crianças que pensem em novas formas de brincar com o seu brinquedo, ou quaisquer outras ideias que tenham, durante este período.

Fase cinco: trabalho de casa de fixação

Pode então definir os trabalhos de casa para as crianças, os detalhes são os seguintes. Deve também avisar as crianças que têm uma semana, ou qualquer que seja o período escolhido para relatar os seus trabalhos de casa.

O primeiro workshop está agora concluído.

Trabalho de casa

Pode então definir os trabalhos de casa para as crianças em uma, duas ou três áreas:

Decidirá com base nas idades e capacidades das crianças. As crianças devem anotar as suas ideias para que possam apresentar o seu relatório na segunda sessão.

Abaixo mostramos alguns exemplos de alunos de anteriores workshops on-line.

  1. Faça os seus próprios autómatos à sua própria conceção
  2. Pense em formas de usar e aprender com os seus autómatos.
  3. Decore os seus autómatos
Oficina para crianças, Portugal

Devem também conceder-se algum tempo para utilizarem as suas câmaras e carregarem os seus resultados para o professor. Ao carregar para o espaço partilhado deve assumir que foi dada autorização dos pais para quaisquer imagens que incluam crianças identificáveis.

Segundo seminário

O segundo workshop foi concebido para analisar o que as crianças alcançaram nos seus trabalhos de casa, para partilhar os seus sucessos, problemas, ideias e sugestões. Os aspetos mais interessantes que a equipa do projeto descobriu a partir da realização de workshops são:

  1. Melhoramentos no desenho dos autómatos.
  2. Novas variedades de autómatos, algumas baseadas nos desenhos existentes e outras completamente novas.
  3. Novas ideias de como os autómatos podem ser utilizados no currículo.

O professor deve verificar se as crianças lhes enviaram quaisquer imagens ou vídeos antes do início da oficina. Ter o cuidado de atribuir cada ficheiro à criança correta.

A parte principal desta oficina é dar tempo às crianças para mostrarem o seu trabalho a todos os participantes na oficina.

Fase 1: 

Depois de verificar se o equipamento informático de cada criança está a funcionar e se podem ser vistos e ouvidos, o professor deve convidar as crianças, uma a uma, a dizerem ao grupo o que fizeram. Pode ser necessário utilizar as instruções dos trabalhos de casa como ponto de partida, mas é melhor fazê-lo de uma forma informal e descontraída.

  1. Faça os seus próprios autómatos com o seu próprio desenho
  2. Pense em formas de usar e aprender com os seus autómatos.
  3. Decore os seus autómatos

Atividade: Participantes apresentando os seus trabalhos de casa

Esta é a fase principal deste workshop. As crianças devem revezar-se para falar e mostrar o que realizaram nos seus trabalhos de casa.

Deverão tentar mostrar como responderam às tarefas originais estabelecidas para os trabalhos de casa.

Os participantes podem desejar partilhar imagens, vídeos, apresentações dos seus trabalhos de casa que tenham acrescentado ao espaço online partilhado. Devem estar preparados com as imagens para mostrar a partir do seu ambiente de trabalho. Todos os participantes devem, por sua vez, levá-lo a relatar

Fase 2:

Atividade: Nesta fase, as crianças devem examinar, comparar, analisar e sugerir com base nos relatórios uns dos outros. Estes podem ser examinados:

  1. Antecedentes
  2. Desafios e realizações
  3. Resultado global
  4. Discussão de todos
  5. Ideias adicionais

Avaliação

Antes de terminar o workshop, deve dizer às crianças que quer saber o que elas gostaram e não gostaram, achou difícil e fácil e enviar-lhes to questionário das crianças aqui ligado.