4.3 Engenharia – criatividade

Introdução

A palavra engenharia deriva do substantivo latino ‘ingenium’, que significa dom, talento, aptidão e habilidade, ou o verbo latino ‘ingenerare’, que significa infundir, implantar e inspirar. De acordo com o Conselho de Engenheiros para o Desenvolvimento Profissional é engenharia “a aplicação criativa de princípios científicos para conceber ou desenvolver estruturas, máquinas, aparelhos, ou processos de fabrico, ou trabalhos que os utilizem isoladamente ou em combinação; ou para construir ou operar o mesmo com pleno conhecimento da sua conceção; ou para prever o seu comportamento sob condições operacionais específicas; tudo no que respeita a uma função pretendida, economia de funcionamento e segurança para a vida e propriedade”. A engenharia pode ser entendida como a aplicação da ciência e da matemática afim de criar novas tecnologias. O matemático, engenheiro e físico húngaro americano Theodore von Kármán disse uma vez: “Os cientistas estudam o mundo tal como é, os engenheiros criam novas realidades”. Assim, a engenharia proporciona uma ligação pratica entre as áreas disciplinares da educação STEM e também com as artes criativas.

Criatividade

A criatividade engloba a capacidade de descobrir ideias novas e originais, ligações e soluções para problemas. É uma dimensão caraterística do ser humano – que fomenta a resiliência, provoca alegria e proporciona oportunidades de auto atualização. No vídeo seguinte, explicamos como  AutoSTEM pode fomentar a criatividade de crianças e estudantes.

The video explains how AutoSTEM fosters children’s and students’ creativity.