Questionário final do AutoSTEM PT Bem-vindo ao seu teste final do AutoSTEM! Se responder pelo menos 80% das perguntas corretamente, receberá o seu certificado. Para lhe emitir um certificado depois de ter concluído com êxito o curso, precisamos do seu nome completo, o nome da sua instituição (escola ou jardim de infância), e o seu endereço eletrónico Nome completo Email Instituição 1. Qual das seguintes atividades de professores NÃO está incluída no quadro pedagógico do AutoSTEM?identificação da Zona de Desenvolvimento Proximal das crianças e Andaimes os produtos dos autómatosa construção de um autómato para as criançasescolha dos objetivos de aprendizagem, planeamento da atividade e recolha de feedbackligar o processo de construção ao conteúdo da STEM e trabalhar com um cenário ou história 2. Qual das seguintes afirmações é verdadeira? Jogo guiado...promove o empenho e a motivação, reforçando a aprendizagem.promove o empenho e a motivação que minam a aprendizagem.diminui o empenho e a motivação que minam a aprendizagem.promove a alienação e a desmotivação. 3. No âmbito de uma pedagogia baseada na brincadeira, brincar:deve ser implementado apenas pelos pais ou pela família.é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.não deve ser implementada em ambiente de aprendizagem formal.só deve ser implementada em recesso. 4. No âmbito do projeto AutoSTEM, a experiência do conteúdo STEM pode ter lugar...apenas se o professor explicar o mecanismo dos autómatos.apenas se o professor explicar o conteúdo matemático envolvido.apenas se o professor explicar o conteúdo físico envolvido.enquanto as crianças estão a construir os autómatos, numa abordagem integrada e interdisciplinar. 5. O brincar guiado é um conceito complexo que combina:jogo livre e instruções diretas.aprendizagem sem instruções.jogo livre sem instruções.jogo direto e instruções diretas. 6. Para fazer um autómato, as crianças têm de seguir uma série de atividades que implicam a aquisição de competências. As aptidões são:observar, analisar e brincar com autómatos previamente construídosfazer um plano de um autómatoobservar e analisar, conceber, experimentar e construir, brincar e refletirconstrução de um autómato seguindo a proposta do professor 7. Os elementos-chave para o estabelecimento de brincar guiado são:a dependência da criança e a orientação do adultoa autonomia da criançaa orientação do adultoa autonomia da criança e a orientação do adulto 1 out of 6 8. A dimensão afetiva do compromisso, apresentada por Veiga et al. (2012), está relacionada:com as experiências emocionais da criança durante o processo de aprendizagem.com as experiências físicas da criança durante o processo de aprendizagem.à participação da criança no processo de aprendizagem.à alienação da criança em relação ao processo de aprendizagem. 9. O conceito de motivação intrínseca pode assumir dimensões relacionadas com:interesse, competência percebida, pressão, escolha percebida, inutilidade e relação.interesse, competência, esforço, pressão, obrigação, valor e irrealinhamento.interesse, competência apercebida, esforço, pressão, escolha apercebida, valor e relação.desinteresse, incompetência, preguiça, pressão, obrigação, inutilidade e desrelacionamento. 10. As dimensões do compromisso, apresentadas por Veiga et al. (2012), são:afetivo e cognitivo.afetivo e comportamental.apenas afetivo.afetivo, comportamental e cognitivo 2 out of 6 11. interdependência positiva que caracteriza a cooperação aponta para:interdependência de propósitos, mas não de recursosinterdependência de recursos, mas não de tarefasinterdependência de propósitos, tarefas, recursos ou ambienteinterdependência de tarefas, mas não de recursosinterdependência de propósitos, apenas 12. A cooperação é uma forma de interacção:Entre apenas dois indivíduos com um objectivo comum.Entre dois ou mais indivíduos com objectivos diferentes.Entre dois ou mais indivíduos com um objectivo comum.Entre dois ou mais indivíduos sem objectivos. 13. Qual das seguintes dimensões NÃO é uma característica das estratégias cooperativas? Estas estratégias...constituem uma alternativa às estruturas competitivas e individualistas.são concebidas para criar aprendizagem e envolvimento activo entre as crianças.têm diferentes estruturas e sintaxes, que as individualizam (quebra-cabeças, guião cooperativo, aprendizagem em conjunto, investigação de grupo e muitas mais).são semelhantes ao trabalho de grupo normal. 14. O tipo de cooperação que envolve dois ou mais indivíduos que cooperam na mesma tarefa ou projeto, sem instruções para o fazer, é nomeado:cooperação espontânea e convergentecooperação espontânea e divergentecooperação artificialcooperação burocrática 15. Os tipos de interdependência positiva, apresentados por Johnson e Johnson (1999) são:objectivos, tarefa, recursos e espaçotarefa e recursosobjectivos e recursosobjectivos e tarefas 16. Hargreaves considera que as estratégias cooperativas...não devem ser incluídas no repertório dos professores, uma vez que são muito demoradas.constituem uma simulação segura, artificial e burocrática, das formas de colaboração mais espontâneas que são possíveis entre os estudantes.devem ser amplamente utilizadas.são sinónimos de cooperação espontânea. 3 out of 6 17. O que é a tecnologia?Quando falamos de tecnologia, referimo-nos a dispositivos digitais como smartphones e computadores.A tecnologia refere-se a todos os tipos de dispositivos elétricos e eletrónicos e aos conceitos e princípios que são necessários para compreender como funcionam.A tecnologia inclui todas as ferramentas, máquinas, utensílios, armas, instrumentos, alojamento, vestuário, dispositivos de comunicação e transporte e as competências através das quais os produzimos e utilizamos. 18. Que varetas se movem paralelamente e que varetas se movem em direções opostas? O mecanismo do braço em tesoura é uma combinação do movimento inverso e da ligação do movimento paralelo. Na imagem seguinte, vê-se um braço de tesoura feito de seis hastes. Que hastes se movem paralelamente e que hastes se movem em direções opostas? Escolha todas as afirmações corretas!The scissor arm mechanism is a combination of the reverse motion and the parallel motion linkage. In the following picture, you see a scissor arm made of six rods.Which rods move parallel and which rods move in opposite directions? Choose all correct statements! A e B movem-se em paralelo. A e C movem-se em paralelo. A e D movem-se em paralelo. A e E movem-se em paralelo. A e C movem-se em direções opostas. A e E movem-se em direções opostas 19. Que perfil de came faz o seguidor subir e descer uniformemente?abc 20. Que perfil de came faz com que o seguidor fique sempre na mesma altura?abc 21. Que perfil de came faz o seguidor subir lentamente e depois cair subitamente?abc 22. Qual é o perfil do came a) chamado?redondaelípticaexcêntricoem forma de caracol 23. Qual é o perfil do came b)?redondaelípticaexcêntricoem forma de caracol 24. Qual é o perfil c) do came?redondaelípticaexcêntricoem forma de caracol 4 out of 6 25. De que língua provém a palavra "matemática"?LatimAlemãoInglêsGregoárabe 26. O que significava originalmente a palavra "mathematikos"?álgebraapaixonado pela aprendizagemcapaz de calcularestar entediado 27. O que é a matemática?O negócio do cálculoA ciência dos padrõesA ciência dos números e das formasA arte de evitar cálculos 28. O que é um padrão matemático?um formulário ou modelo proposto para imitaçãoum desenho ou forma artística, musical, literária ou mecânicauma regularidade, elementos que se repetem de uma forma previsívelalgo concebido ou usado como modelo para fazer coisasincidência frequente ou generalizada 29. Quais são as actividades fundamentais de Alan Bishop? edifício calculando apanhando coloração contando desenho a sonhar explicando voando localização medindo pintura a tocar leitura 5 out of 6 30. O que se trata acerca de localização Relações espaciais modo de expressão formas geométricas imaginação espacial usando palavras numéricas usando dispositivos de mediçãoHintÉ sobre espaço 31. Do que se trata a concepção? unidades de medida totalização formas geométricas propriedades das formas usando palavras numéricasHintEstá relacionado com geometria 32. O que está relacionado com contagem? as relações espaciais utilizando objectos para registar, comparar e ordenar fenómenos discretos utilizando partes do corpo como unidades de medição usando palavras numéricas formas geométricasHintIt is about numbers 33. De que se trata a medição? formas geométricas palavras-medida imaginação espacial comparação e encomenda utilizando partes do corpo como unidades de medição utilizando dispositivos de medição padrão enculturação matemática 34. O que significa explicarencontrar maneiras de explicar a existência de fenómenos científicosviajar através (duma área desconhecida) a fim de aprender sobre issotratar alguém injustamente, a fim de beneficiar do seu trabalhofazer uma ação ou processo acontecer mais cedo 35. O que significa jogar? modelos regras procedimentos estratégias raciocínio hipotético previsão 6 out of 6 Time is Up! Time's up
Leave a Reply